Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

terça-feira, 2 de junho de 2015

NUNO MATOS E FILIPE SERRA VENCEM BAJA CIDADE EUROPEIA DO DESPORTO 2015

Vitórias de António Maio na Motos, António Moreira em quads e Teo Viñaras em buggy.
A Baja Cidade Europeia do Desporto acabou de forma festiva em Loulé com a consagração dos vencedores. Nuno Matos e Filipe Serra superiorizaram-se nos automóveis, António Maio voltou a vencer nas motos, e as surpresas vieram de António Moreira e Teo Viñaras.
Com um dia de sol na serra do Caldeirão, os concorrentes das variadas competições nacionais de TT enfrentaram as pistas de Loulé, Alcoutim e Almodôvar, no que acabou por ser uma série de batalhas plenas de drama e emoção.
Prova disso foi a competição reservada aos automóveis. Os dois principais favoritos, Miguel Barbosa e João Ramos foram forçados a abandonar quando discutiam a liderança, vítimas de problemas nas suas viaturas. No local certo estava a dupla Nuno Matos/Filipe Serra que rodavam próximo dos lugares cimeiros, herdaram o primeiro posto. Somaram dois triunfos nos Setores Seletivos e alcançaram uma merecida vitória à geral, a primeira com esta viatura, sendo os novos líderes do campeonato nacional. 
Na segunda posição ficou Hélder Oliveira/Nuno Rodrigues da Silva, ao volante de uma Nissan Navara Offroad. Um problema de direção assistida atrasou-o no prólogo, mas o piloto de Barcelos fez uma prova em recuperação, efetuando a melhor prestação da época. Alejandro Martins e José Marques em Toyota Hilux terminaram no terceiro posto, o que representa o melhor resultado de sua, ainda curta, carreira. 
Na categoria T2, depois de uma luta acesa entre três concorrentes, a vitória sorriu a Eduardo Mota, navegado por Manuel Porém em Nissan Pathfinder. Da lista de vencedores fazem parte em T8, Alexandre Mota/Luís Martins em Nissan Navara e no grupo T3 Ricardo Nascimento e Cláudio Marques no Nissan NM Proto. Um apontamento para a boa prestação de Pedro Ferreira/Valter Cardoso, que conseguiram levar o Depieres 2RM à 4ª posição final.
Nas motos, António Maio (Yamaha) assinou o terceiro triunfo consecutivo da temporada, tendo dominado durante toda a prova, acabando com 2m39s de vantagem sobre Mário Patrão (KTM). 
A batalha pelo terceiro lugar e pela classe TT1 foi épica. Rúben Faria e Gustavo Gaudêncio trocaram várias vezes de posição, mas o jovem piloto da Honda superiorizou-se por uns míseros 2,4 segundos. Luís Teixeira (Yamaha) ainda se imiscuiu na luta pelo pódio mas optou por gerir a corrida, acabando na 5ª posição ganhando nas TT3. Vitórias de Ludgero Sousa no Veteranos, João Piloto na Promoção e do louletano Tiago Santos na classe Hobby.
Nos buggys/UTV, apesar de ter dominado inicialmente, a dupla João Lopes/Bruno Santos foi obrigada a desistir, acabando assim a série vitoriosa no campeonato. Num pódio internacional o triunfo foi do espanhol Teofilo Viñaras, seguido de Miguel Jordão e da francesa Dorothée Ferreira, todos ao volante de Polaris RZR. Nos quads ganhou o veterano António Moreira (Yamaha), na frente de André Jesus (Kawasaki) e Tiago Gomes (Suzuki). Paulo Fernandes foi o vencedor do Hobby, seguido de José Nunes. 
A prova terminou em ambiente de festa com a cerimónia de entrega de prémios na Praça da República. 
Organizada pelo Clube Automóvel do Algarve, a Baja Cidade Europeia do Desporto 2015 contou com o apoio ativo das Câmaras Municipais de Loulé, Alcoutim e Almodôvar e o patrocínio de Solverde - Casinos do Algarve e da Acrimolde.

Sem comentários:

Enviar um comentário