Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

segunda-feira, 15 de junho de 2015

JOAQUIM ALVES NO RALI DOS AÇORES: "RALI ESPETACULAR MAS MUITO EXIGENTE!"

Apesar de não ter sido uma prova fácil, a dupla da Cesar Racing Rallye Team faz um rescaldo muito positivo da sua participação na edição 50 do Sata Rallye Açores, prova pontuável para o European Rallye Championship e Campeonato Nacional de Ralis.

A prova em piso de terra marcou assim a estreia de Joaquim Alves e Pedro Alves na prova açoriana e também numa prova pontuável para o campeonato da Europa.
A dupla do Skoda Fabia S2000 acabou por ser uma boa surpresa com bons cronos nas especiais, mas o pouco conhecimento das classificativas em nada ajudou, já que a maioria dos seus adversários tinham participado na prova em edições anteriores.
A exemplo do Rallye Serras de Fafe, Joaquim Alves voltou a entender-se muito bem com o piso de terra e registou cronos dentro dos cinco primeiros do Nacional de ralis mas alguns azares acabaram por comprometer a classificação final da equipa. No arranque para o último dia de prova, o cabo de acelerador partiu-se e a equipa teve que revolver pelos próprio meios o problema perdendo mais de 16 minutos e com isto descer muitas posições na classificação geral, terminando a prova na 11ª primeira posição do CNR, 4º no campeonato destinado aos RC2.
Como nos refere o piloto de Cesar “Foi a nossa estreia nesta prova. É rali espetacular mas muito exigente, com especiais fantásticas mas nada fáceis onde o grande desconhecimento destas levou-nos a cometer alguns erros e com isto não sermos regulares como vem sendo habitual nas outras provas.
Tivemos um problema no cabo de acelerador no sábado logo na primeira PEC, o que nos fez perder 16 minutos para reparar e com isto descemos muitas posições na classificação geral.
Apesar de tudo a prova teve aspetos positivos, porque sentimos que fomos evoluindo muito ao longo da prova e temos pena de o próximo rali não ser em terra para consolidarmos o andamento e ritmo a que terminamos o Sata rallye Açores”.
De igual forma também Pedro Alves faz um balanço muito positivo da prova adiantando que “foi um rali positivo com alguns altos e baixos mas penso temos que ter a noção que foi a nossa estreia nos Açores. O desconhecimento da prova foi evidente, por outro lado não fomos felizes quando se partiu o cabo do acelerador que nos fez perder muito tempo e nos obrigou arriscar mais nas classificativas seguintes para recuperar algum tempo e com isso comentemos alguns erros.
Contudo fica os momentos positivos, onde conseguimos andar a um ritmo bem superior àquele que tínhamos feito no primeiro rali de terra, este é apenas o nosso segundo rali em terra com o carro, temos a noção que temos muito trabalho pela frente mas estamos cá para isso, para fazer melhor a cada quilómetro e tenho a certeza que vamos fazer cada vez melhor.
Sem dúvida que o Sata Rallye é uma prova fantástica, fazer as especiais das Sete cidades, Tronqueiras e Graminhais foram uma experiência única pois tratam-se de especiais tecnicamente muito exigentes acompanhados de uma envolvência espetacular”.
Joaquim Alves e Pedro Alves prosseguem com o Rallye Vidreiro nos dias 26 e 27 de junho, a 5ª ronda do Campeonato Nacional de Ralis.

Sem comentários:

Enviar um comentário