Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

domingo, 19 de julho de 2015

RALISPRINT DE FAMALICÃO: EDGAR REIS VENCEU NA GERAL; VITOR AZEVEDO ESTREIA-SE A GANHAR NO CIN

Edgar Reis, navegado por Márcio Moreira a bordo de um Porsche 997 GT3, obteve hoje a vitória no Ralisprint de Vila Nova de Famalicão. O piloto do Team Transfradelos soube aproveitar da melhor forma o azar do seu irmão Tiago Reis para se estrear a vencer na prova de casa.

O rali teve em José Rodrigues o primeiro líder. Ao averbar o melhor registo na primeira das duas passagens pela Super Especial de Fradelos, o piloto do Honda colocou-se na dianteira da prova seguido por um surpreendente Vitor Azevedo que levava o seu Renault Megane ao segundo lugar a pouco mais de 1,5 segundos do topo da classificação. Gonçalo Dias, ao volante de um Renault Clio R3 era o terceiro mais rápido na curta classificativa de abertura
Na segunda passagem pela Super Especial nocturna, seria a vez de Tiago Reis impôr toda a potência do seu Ford Fiesta Cosworth vencendo a classificativa com o actual líder do CIN a obter o segundo posto, resultado que dava a José Rodrigues a liderança provisória do rali.
Gonçalo Dias repetia o terceiro melhor tempo e era o segundo classificado da geral, na frente de Tiago Reis.
O segundo dia de prova, composto pela dupla passagem nos troços de Vilarinho das Cambas e Fradelos, via Tiago Reis a atacar. Navegado por Filipe Martins, o ex-Campeão Nacional de Montanha impunha-se no primeiro troço e ascendia ao comando do rali. 
Edgar Reis mostrava também nesta pec todo o potencial do seu Porsche colocando-se logo atrás do seu irmão e, depois de um desempenho mais modesto na Super Especial, Edgar Reis rápidamente subia na classificação sendo já o sexto classificado após a pec 3.
José Rodrigues averbava no troço inaugural do dia o terceiro melhor tempo, mas este desempenho viria a ser travado ainda nesta pec, já que o seu Honda Civic acabava por efectuar os últimos metros do troço com problemas mecânicos que viriam a ser impedimento para Rodrigues prosseguir em prova.
A quarta prova especial de classificação assistia a nova dobradinha do Team Transfradelos. Tiago Reis voltava a ser o mais rápido enquanto Edgar Reis era novamente segundo o que permitiu ao piloto saltar para a segunda posição da classificação geral.
Mais atrás Gonçalo Dias mantinha-se na terceira posição mas cada vez mais o piloto do Renault Clio R3 era pressionado por Gil Antunes, que aproveitou esta prova para testar com o seu novo Clio R3T. Filipe Silva / Catarina Silva (Mitsubishi) e Vitor Azevedo / João Aguiar (Renault) eram nesta quinto e sexto classificados respectivamente.
Cada vez mais líder, Tiago Reis voltava a vencer na pec 5 e Edgar Reis mantinha-se na segunda posição, numa fase em que a classificação final já se começava a desenhar.
Na luta pelo degrau mais baixo do pódio, Gonçalo Dias mantinha-se na terceira posição apesar do forte ataque lançado por Gil Antunes.
Chegava-se então à derradeira classificativa. Tiago Reis partia isolado no comando e bastava ao piloto do Ford Fiesta controlar o andamento e chegar ao final para vencer, mas o ultimo troço assistia a um "golpe de teatro". Tiago Reis via o Ford Fiesta Cosworth a não colaborar e um problema mecânico já na parte final da pec colocava o então líder fora de prova.
Desta forma, Edgar Reis herdava o comando do rali e conquistava a sua primeira vitória no rali de casa seguido pelas duplas Gonçalo Dias / Pedro Alves e Gil Antunes / Diogo Correia, com ambas as equipas a terminarem por esta ordem a prova.
Na quarta posição final terminou a dupla Vitor Azevedo / João Aguiar, sendo estes os vencedores absolutos entre os concorrentes do Troféu Inter Municípios. Apesar de um excelente início de rali, a dupla do Renault Megane viria a cometer um erro na segunda passagem pela Super Especial caindo bastante na classificação. Mas Azevedo e Aguiar não baixaram os braços e partiram em busca do prejuízo conseguindo chegar ao final com uma saborosa vitória no CIN. 
Nas posições seguintes classificaram-se Miguel Ferreira da Silva e Ricardo Amorim, sextos da classificação geral atrás de Paulo Silva e Sandra Fonseca, enquanto Alfredo Guimarães e Marco Vilas Boas encerraram as contas do pódio no CIN ao terminarem no 7º posto absoluto.
O Troféu Inter Municípios - CIN 2015 regressa à estrada dentro de 2 semanas com uma estreia absoluta, o "Pedras Salgadas Ralisprint", prova que decorrerá a 1 de Agosto nas estradas de Vila Pouca de Aguiar.

Sem comentários:

Enviar um comentário