Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

domingo, 5 de julho de 2015

RALI DE SANTO TIRSO: PAULO ANTUNES / ALBERTO OLIVEIRA COM TRIUNFO INDISCUTÍVEL

Paulo Antunes e Alberto Oliveira venceram a edição de 2015 do Rali de Santo Tirso. Ricardo Oliveira / Nuno Oliveira foram segundos, mas levaram a pontuação máxima do Masters Ralisprint do Norte, competição para a qual a prova organizada pelo CAST – Clube Automóvel de Santo Tirso pontua. No final houve animação e até um pedido de casamento em plena entrega de prémios!

Foi em Santo Tirso que Paulo Antunes se estreou nos ralis e foi em Santo  Tirso que conseguiu o seu
primeiro triunfo, acabando o piloto por reviver todos esses tempos ao voltar a vencer, desta feita ao volante de um Renault Clio R3. Navegado por Alberto Oliveira, o piloto de Fafe começou a construir o seu triunfo logo na 6ª feira à noite com o melhor tempo na super-especial de abertura da prova que foi presenciada por uma impressionante moldura humana.
Nos troços de Sábado Antunes confirmou a liderança, acabando por ser o mais rápido em todas as classificativas da prova e garantindo um triunfo indiscutível com uma margem de 31,7 segundos. A dupla Ricardo Oliveira / Nuno Oliveira colocaram o Mitsubishi Lancer Evo VI no 2º posto, sendo os melhores dos pilotos inscritos no Masters Ralisprint do Norte e sempre atentos à concorrência que vinha atrás a uma distância de segurança, mas ainda assim sem conseguir chegar-se a Paulo Antunes. Vitor Azevedo e Marco Campos no Renault Megane F2000 conseguiram o lugar mais baixo do pódio, mas ao contrário de Antunes e Ricardo Oliveira, lutaram durante grande parte do rali tendo visto o 3º posto a “desenhar-se“ apenas na ultima ronda pelos troços da “Serra” e “Refojos / Assunção”. Amaro Sousa / Álvaro Pontes foram os adversários que tentaram chegar ao pódio, mas acabaram por ter de se resignar ao 4º posto final que acaba por ser a melhor posição de sempre da dupla do BMW M3 no Rali de Santo Tirso.
Filipe Barbosa / Ricardo Torres conseguiram o 5º lugar final com o Ford Escort RS MKI, mas viram os seus esforços ter sucesso apenas no derradeiro troço do rali quando Jorge Melo / André Ribeiro desistiram no BMW M3.
A dupla Luis Delgado / André Carvalho estiveram na luta pelo pódio até à segunda passagem pela “Serra” quando o Renault Clio RS 2.0 teve uma violenta saída de estrada que obrigou à interrupção da prova. A dupla foi transportada para o hospital, mas felizmente apenas com lesões menores.
No final do rali, durante a entrega de prémios, Marco Macedo que neste rali trocou o habitual lugar de navegador pelo de pilotos viu a sua navegadora – Alexandra Santos – ousar a situação inédita de o pedir em casamento. A resposta foi positiva!
Carlos Guimarães o Presidente do CAST e Diretor de Prova fez um balanço positivo. “Uma vez mais conseguimos criar um rali atrativo para os pilotos e para o público, como provam uma lista de mais de meia centena de equipas inscritas e a forte adesão de espectadores, especialmente na super-especial de 6ª feira à noite. Vimo-nos confrontados com uma situação que nenhum organizador deseja, que é um acidente com necessidade de intervenção dos meios de socorro. Todo o esquema de segurança foi colocado à prova, mas devo realçar que menos de 5 minutos depois da saída de estrada estava no local a equipa médica e duas ambulâncias a prestar assistência à dupla acidentada. Só me resta desejar os votos de rápido restabelecimento ao Luís Delgado e ao André Carvalho.”

Classificação final:
1º Paulo Antunes / Alberto Oliveira – Renault Clio R3 – 21m37,3s
2º Ricardo Oliveira / Nuno Oliveira – Mitsubishi Lancer Evo VI – a 31,7s
3º Vitor Azevedo / Marco Campos – Renault Megane F2000 – a 1m05,1s
4º Amaro Sousa / Álvaro Pontes – BWM M3 – a 1m14,9s<br>
5º Filipe Barbosa / Ricardo Torres – Ford Escort RS MKI – a 1m26,7s
6º Nuno Alves / Bruno Machado – Citroen AX – a 1m46,7s
7º Marco Macedo / Alexandra Santos – Opel Corsa OPC – a 1m49,1
8º Dionísio Sanguedo / Valter Cardoso – Peugeot 306 Maxi – a 2m02,9s
9º Rúben Moura / Luís Sá – Citroen Saxo Cup – a 2m03,0s
10º Ricardo Costa / Sérgio Rocha – Peugeot 206 GTI – a 2m19,5s
(…)
Terminaram 38 equipas. Resultados completos em http://wwr.stm.pt/stirso2015/documents

Sem comentários:

Enviar um comentário