Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

sexta-feira, 25 de março de 2016

CAMPEONATO DO MUNDO DE RALICROSS INICIA-SE EM MONTALEGRE

Será nos próximos dias 16 e 17 de Abril que o Circuito de Montalegre acolhe uma vez mais o arranque do Campeonato do Mundo de Ralicross. Cada vez mais popular, a competição deste ano promete ainda mais espectáculo com diversas marcas presentes e várias estrelas mundiais a ingressarem na competição.

TEAM PEUGEOT HANSEN - PEUGEOT 208
Talvez a equipa que mais forte aposta para este ano, a Peugeot Sport através da estrutura do veterano Keneth Hansen terá Sebastien Loeb e Timmy Hansen como pilotos titulares enquanto Davy Jeaney e Kevin Hansen irão repartir os seus programas desportivos em alguns eventos selecionados do Mundial e outros do Europeu.

ALL-INK.COM / MUNNICH MOTORSPORT
Uma das maiores novidades da época será a estreia dos novíssimos Seat Ibiza da formação austríaca. Depois de utilizar os imponentes Audi S3 no ano passado, René Munnich vira-se agora para os mais ágeis Seat Ibiza. Também ao nível de pilotos, a equipa irá contar com um novo nome nas suas fileiras, o letão Reinis Nitiss, que fará dupla com Munnich.

WORLD RX TEAM AUSTRIA
Uma das formações que surgiu no ano passado, a Word RX Team Austria prossegue a sua campanha no Mundial, continuando a apostar nos seus competitivos Ford Fiesta. Duas caras novas serão a grande novidade na formação liderada por Max Pucher. Timur Timerzyanov e Janis Baumanis terão a missão de representar a equipa na totalidade do campeonato enquanto o líder da equipa irá participar em alguns eventos do Campeonato Europeu.

VOLKSWAGEN RX TEAM SWEDEN
A Volkswagen irá continuar fortemente representada no Mundial de Ralicross. Com a união de esforços entre a Marklund Motorsport e a VW Sweden, surge a Volkswagen RX Team Sweden. Anton Marklund e Johan Kristoffersson, vencedor da ronda portuguesa em 2015, terão nas mãos o competitivo Volkswagen Polo.

HOONIGAN RACING DIVISION
Será outra das grandes novidades para esta época. A equipa do popular piloto norte americano Ken Block aposta num programa completo no Mundial de Ralicross. Mas as novidades não se ficam por aqui já que a equipa irá estrear um novo Ford Focus, depois de vários anos a utilizar o popular Ford Fiesta. Como companheiro de equipa de Ken Block, mais uma novidade, o norueguês Andreas Backerud, que transita da Ford Team Olsbergs MSE para a Hooningan.

OLSBERGS MSE
A representar as cores da Ford, o Team Olsbergs MSE voltará a apostar nos Ford Fiesta. Este ano, a formação norueguesa irá apostar em dois jovens valores com reconhecidos apelidos. Kevin Erickson, filho do ex-piloto e chefe de equipa Andreas Erickson terá a missão de levar as cores da Olsbergs MSE às vitórias. A seu lado, no segundo carro da equipa vai estar Niclas Gronholm, filho do ex-Campeão do Mundo de Ralis Marcus Gronholm, que este ano se junta à equipa nas funções de director desportivo.

EKS RX
Talvez a equipa que mais aplausos recebeu ao longo de 2015 pela espectacularidade dos seus carros, a EKS voltará a apostar nos magníficos Audi S1 Quattro para este ano. As maquinas germânicas, a fazer lembrar os saudosos Audi de Grupo B, serão comandadas pelo proprietário da formação, o sueco Mattias Ekstrom e pelo recém contratado Toomas Heikinen que transita da "extinta" Marklund Motorsport.

PETTER SOLBERG WORLD RX TEAM
Bi-Campeão do Mundo da especialidade, Petter Solberg regressa para um terceiro ano no Mundial. O piloto norueguês irá apostar novamente no seu Citroen DS3, o qual deverá surgir melhorado. Solberg, que tem já testado exaustivamente a sua máquina será "o alvo a abater", nomeadamente por Sebastien Loeb no que se adivinha um choque de titãs. Recorde-se que Solberg e Loeb já se defrontaram noutras ocasiões quando ambos militavam no Mundial de Ralis.

ROBIN LARSSON
Correndo como privado em algumas rondas de 2015, o sueco Robin Larsson impressionou com os resultados conseguidos ao volante do seu Audi A1 de onde se destaca a vitória na Argentina. Para este ano, Larsson reuniu todas as condições para participar na totalidade do campeonato e contará com o seu Audi renovado e melhorado esperando voltar a dar nas vistas frente aos adversários.

JRM-RACING
Com a saída de cena da Mini do Mundial de Ralis, a JRM-Racing converteu o Mini WRC num super carro para o ralicross dando-lhe uma segunda vida. Em 2015, a formação britânica colocou em pista algumas unidades do Mini JCW tendo participado em várias provas com pilotos como Guerlain Chicherit, Dave Mirra, ou Guy Wilks. Para este ano, a equipa pretende afirmar-se no ralicross e para tal irá alinhar na totalidade do campeonato com a estrela britânica Liam Doram a assumir o volante do Mini JCW estando a estreia agendada já para Montalegre.

JEAN-BAPTISTE DUBOURG
Presença na ronda portuguesa em 2015 com um Citroen C4 WRC, Jean-Baptiste Dubourg vai este ano evoluir para um mais recente Citroen DS3. O piloto francês está apostado em lutar pelo Campeonato da Europa mas do seu programa desportivo fazem parte as participações na ronda francesa do Mundial em Loheac, bem como na prova de abertura em Montalegre, onde o DS3 irá ser estreado.

GIGI GALLI
Depois de uma estreia algo "cinzenta" do seu novo Kia Rio Supercar na época transacta, o italiano Gigi Galli não divulgou ainda quais serão os planos desportivos da sua formação para 2016. No entanto é de acreditar que o Kia Rio tenha sido alvo de muitos melhoramentos no defeso e portanto o popular e espectacular Gigi Galli poderá surgir em alguns eventos seleccionados. Portugal poderá ser um desses eventos.

Sem comentários:

Enviar um comentário