Fafe foi palco da 1ª ronda do Campeonato Nacional de Ralis, com a 30ª edição do Rali Serras de Fafe que esteve como sempre a cargo da Demoporto.
Manuel Pinto estreou-se no Nacional de Ralis, fazendo também a estreia do seu Fiat Grande Punto R3D nesta competição, centrando as suas ambições no Nacional de Ralis 2 Rodas Motrizes.
Num rali com uma lista de inscritos que esteve em bom plano quer em quantidade, quer em qualidade, os pisos de terra iriam naturalmente degradar-se e com isto dificultar ainda mais a tarefa aos pilotos. A dupla partiu para a prova focados em terminar e sobretudo fazer uma melhor adaptação ao seu novo carro, evoluindo a cada nova especial.
Na primeira especial do rali Manuel Pinto e Marco Vilas Boas estiveram em bom plano, mas na primeira passagem pelo Confurco soltou-se um tubo do intercooler o que os fez perder bastante tempo! Conseguindo resolver a situação, a dupla voltou a registar bons cronos, rodando com bastantes cautelas já que os pisos nas 2ª e 3ª passagens estavam bastante duros prejudicando muito a mecânica do Punto R3D, mas ainda assim a roda na 4ª posição dos Rc3 e 1º entre os diesel.
Na última especial do dia, a equipa viu a suspensão traseira ceder e apesar de chegarem à assistência, optaram por abandonar a prova.
“Entramos com cautelas, mas fomos a cada especial tentando melhorar o nosso andamento, apesar de tornar-se difícil pois as especiais estavam já demasiado desgastadas após a 1ª passagem e o material começou a ressentir-se. Estávamos focados em levar o carro até ao final do rali, os tempos estavam a melhorar, mas a suspensão traseira acabou mesmo por ceder provocando alguns estragos extra e a melhor opção foi parar para não ‘sacrificar’ ainda mais material”, concluiu o piloto de Gondomar.
O Campeonato prossegue agora em piso de asfalto, com o Rali de Castelo Branco a 11 e 12 de Março.
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