Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

SOBRE O AUTOR

Contrariamente à grande maioria dos verdadeiros aficionados pelo desporto automóvel, entrei neste fascinante mundo um pouco tardiamente. Tinha 15 anos quando descobri o automobilismo e quando assisti pela primeira vez ao vivo a um rali - o saudoso "Casino da Póvoa".

Desde esse momento que o "bichinho" mordeu e mordeu com força. Aquele fascínio inicial da descoberta dos sons, das cores, das paisagens e da adrenalina manteve-se e cresceu, criando um outro fascínio que foi o gosto pela fotografia.

Durante vários anos esse gosto era algo apenas pessoal mas foi crescendo, à medida que as condições de vida me iam permitindo ir ver e fotografar mais provas. De tal forma que, entre as tradicionais fotos em papel e o mais moderno mundo digital, o arquivo fotográfico ganhou uma dimensão bastante considerável, algo que entendi que seria engraçado partilhar ao mundo.

Dessa forma nasce em 2010 o MSCFOTORALI, um blog pessoal no qual iria partilhar as fotografias que ia fazendo "aqui e ali", mas também esta ideia evoluiu e ganhou contornos de local de partilha de notícias, fotos e videos. E foi quando, para grande surpresa minha, o meu pequeno blog de repente tinha um estatuto e uma dimensão que nunca imaginei. Isso tudo transportou-me para o mundo das corridas de uma forma mais "profissional" contactando mais de perto com pilotos e equipas, abrindo-me novas oportunidades.

A entrada no mundo da navegação acontece em 2013 quase como uma brincadeira (obrigado Silvia!!) mas também neste caso acabei por ser um felizardo nas oportunidades que me foram aparecendo, tendo participado entre 2013 e 2015 em diversos ralis com diversos pilotos.

Ainda em 2015 abraço um novo projeto - a Encontro Team - no qual tenho o gosto de navegar durante essa época e seguintes o bravo piloto Cláudio Ornelas. Além do Cláudio, tive também o privilégio de navegar inúmeros outros pilotos até aos dias de hoje, anos estes que me deram uma enorme "bagagem" em aprendizagem, ritmo de competição e experiência. De repente, do mero espectador apaixonado pelos automóveis, via-me do lado de dentro a fazer algo que nunca me tinha imaginado fazer: a navegar contando já com perto de 60 ralis realizados ao momento.

Mas tudo isso me foi levando a descurar o MSCFOTORALI por manifesta falta de tempo, e também porque cada vez menos tinha oportunidade de fotografar as corridas e assim ter material para publicar. Aos poucos este espaço foi ficando desativado e acabou por cair em esquecimento.... até aos dias de hoje!

Só que o destino vai colocando as pessoas certas no meu caminho e recentemente fui desafiado e incentivado a voltar à escrita e assim renasceu a vontade de reativar o meu pequeno projeto. O MSCFOTORALI renasce num novo formato: será um espaço pessoal no qual irei partilhar algumas histórias das provas que vou fazendo, as já tradicionais crónicas, bem como fotografias ou artigos de opinião, consoante a atualidade.

Espero que este espaço se torne num lugar agradável para todos e que os meus textos vos possam chegar com o mesmo gosto com que os partilho. Embarcam comigo nesta nova vida do MSCFOTORALI?

Miguel Castro

5/10/2022


Sem comentários:

Enviar um comentário