Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

sábado, 22 de abril de 2017

CARLOS VIEIRA NO QUADRO DE HONRA DO NACIONAL DE RALIS

foto de arquivo
Ao volante de um Citroen DS3 R5, a dupla Carlos Vieira / Jorge Carvalho venceu hoje o Rali Casino de Espinho, quarta prova do Nacional de Ralis 2017. Depois de vários ralis a demonstrar grande rapidez e de uma exibição notável em Castelo Branco onde conquistou o segundo lugar, a dupla conseguiu desta vez vencer, fruto de mais uma brilhante prestação na prova organizada pelo Targa Clube. Para Carlos Vieira e Jorge Carvalho, esta foi a sua primeira vitória absoluta no Campeonato Nacional.

O rali teve em João Barros e Jorge Henriques os primeiros líderes ao serem os mais rápidos na Super Especial nocturna disputada em Sta Maria da Feira, mas o dia de hoje acordou sob o domínio de Vieira e Carvalho que, ao longo da manhã foram construindo uma (ligeira) vantagem que lhes permitiu depois nos troços da tarde suster os ataques dos principais opositores. José Pedro Fontes e Inês Ponte cedo se colocaram no segundo lugar a escassos segundos mas, se durante a manhã não tiveram argumentos para destronar Vieira da liderança, nos troços da tarde foram constantemente os mais rápidos ao averbar a vitória em todas as classificativas da derradeira secção. Contudo Vieira e Carvalho defenderam-se irrepreensivelmente e no final conquistavam mesmo a vitória deixando a dupla Fontes / Ponte a 4 segundos exactos.
foto de arquivo
João Barros e Jorge Henriques terminaram o rali no degrau mais baixo do pódio e, se na Super Especial a dupla do Fiesta R5 foi a mais rápida, no dia de hoje o seu andamento não foi suficiente para acompanhar o ritmo diabólico das duas equipas dos Citroen.
Em Skoda Fabia R5, Miguel Barbosa e Miguel Ramalho terminaram no 4º lugar, depois de travarem uma boa luta com outra dupla da Skoda, Pedro Meireles / Mário Castro. No entanto, para estes o rali terminava na oitava classificativa com problemas mecanicos e dessa forma Barbosa e Ramalho ficavam descansados no quarto lugar.
Joaquim Alves / Luis Ramalho e Elias Barros / Paulo Babo, ambos em Ford Fiesta R5 encerraram por esta ordem o Top 6 da classificação final.
No Grupo N (RC2N) desta vez a vitória sorriu a Carlos Martins e Daniel Amaral enquanto Ricardo Teodósio / José Teixeira (com algumas queixas relativamente ao Road Book que os levou a um engano de percurso) foram segundos classificados. Pedro Sá e Jorge Antunes fecharam o pódio da categoria.
Nas 2 Rodas Motrizes, um duelo muito animado entre várias duplas ainda na fase matinal previa incertezas até ao final. Pedro Antunes e Paulo Leones começaram na liderança mas na 4ª classificativa sofriam uma saída de estrada. Paulo Neto e Vitor Hugo assumiam a liderança seguidos de Gil Antunes e Diogo Correia. Mais atrás vinham as duplas Daniel Nunes / Rui Raimundo e Miguel Carvalho / Paulo Lopes.
foto de arquivo
Na secção da tarde, Antunes / Correia começaram ao ataque mas a pec 8 acabaria por ser fatal para a dupla do Clio R3T com um desempenho menos conseguido a deixar Paulo Neto e Vitor Hugo mais isolados até ao final, mas o maior "golpe de teatro" viria já depois da parte competitiva do rali. Um erro num dos controlos levou a dupla do Citroen DS3 R3T a penalizar 2 minutos arruinava uma das melhores exibições da equipa e deitava por terra a vitória que era assim entregue de bandeja a Gil Antunes e Diogo Correia.
Apesar de sofrerem alguns problemas já na fase final, com um apoio de caixa partido, Daniel Nunes e Rui Raimundo conseguiram segurar a posição (terceiros até ao final do rali) levando a melhor sobre Miguel Carvalho e Paulo Lopes por 2 segundos e meio com ambas as equipas a subirem depois um degrau na classificação geral após a penalização de Paulo Neto, que viria a cair para o 4º lugar.
No seu regresso aos ralis, Vitor Pascoal, navegado por Pedro Alves venceu nos GT, Joana Barbosa e Sofia Mouta levaram o "endiabrado" Fiesta R2T à vitória entre as Senhoras e nos Clássicos a vitória foi para o Audi Quattro de Cipriano Antunes e Mário Feio.
Na Taça Nacional de Ralis de Asfalto a dupla Ricardo Costa / Rui Vilaça, em Mitsubishi Lancer Evo X dominou por completo o rali ao vencer 8 das 10 classificativas. Nuno Cardoso / Telmo Campos foram os segundos classificados e Fernando Teotónio / Luis Morgadinho encerraram o pódio.
Em Peugeot 206 S1600, Julio Maia / Alexandre Rodrigues foram os melhores nas 2 rodas motrizes.

Sem comentários:

Enviar um comentário