Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

sábado, 7 de fevereiro de 2015

EUROPEU DE RALIS: CRAIG BREEN ISOLADO NA NEVE DA LETÓNIA

A primeira etapa do Rally Liepaja, na Letónia terminou com Craig Breen no comando da prova. O piloto do Peugeot 208 T16 encontra-se com uma confortável vantagem para o segundo lugar pelo que ao piloto irlandês basta controlar o andamento no dia de amanhã para segurar o triunfo.

O primeiro líder do rali foi o rapidíssimo Alexey Lukyanuk, ao volante de um Ford Fiesta R5, seguido bem de perto pelo piloto da Peugeot, enquanto o vencedor da prova inaugural do campeonato Kajetan Kajetanowicz vinha na 3ª posição, a 10 segundos do líder. Mas para o piloto da Rússia as coisas não iriam correr bem logo no segundo troço do rali. Lukyanuk perdeu o controlo do seu Fiesta e o despiste colocou um ponto final na sua prestação.
Com a desistência de Lukyanuk, Craig Breen passou para o comando e impôs o seu ritmo ao vencer 4 dos 5 troços do dia. Logo atrás seguia o Fiesta R5 do popular "Kajto", mas também para o polaco o azar iria bater à porta. Uma saída de estrada no ultimo troço do dia quando tentava pressionar o líder deixava Breen descansado e a um passo da vitória.
O dia ficou marcado pelas desistências de vários favoritos. Além dos já referidos Lukyanuk e Kajetanowicz, também Jaroslav Orsak e Jonathan Hirschi ficaram pelo caminho, enquanto Robert Consani se atrasou bastante com problemas de motor no seu Peugeot, tal como Martin Hudec.
Com estes abandonos e atrasos, os lugares do pódio são agora ocupados pelos Mitsubishi de Siim Plangi, na segunda posição e Martins Svilis, em terceiro.
Em destaque está o jovem piloto do ADAC Opel Rallye Junior Team, Emil Bergqvist. Ao volante de um Opel Adam R2, Bergqvist rodou consistentemente na 4ª posição da geral sendo batido pelo Subaru de Dominykas Butvilas apenas no ultimo troço do dia. Ainda assim, o jovem piloto sueco ocupa um excelente 5º lugar da geral sendo o líder da ERC Junior Cup.
Quanto às cores nacionais, Diogo Gago e Jorge Carvalho deram nas vistas logo na pec inaugural, mas seriam também estes vítimas das armadilhas dos troços gelados da Letónia. Uma saída de estrada no segundo troço do rali deixava o Peugeot 208 R2 da dupla lusa bastante maltratado embora Gago e Carvalho pudessem continuar em prova apesar do enorme atraso.
Para amanhã estão previstos os derradeiros 7 troços tendo a competição início pelas 6,30h (hora portuguesa.
Clique na imagem para aceder aos tempos online

Sem comentários:

Enviar um comentário