Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

domingo, 22 de fevereiro de 2015

CAMPEONATO INTER MUNICÍPIOS NORTE 2015 FOI APRESENTADO

A Junta de Freguesia de Cavalões, em Vila Nova de Famalicão, foi o palco escolhido pelo Team Baia para a apresentação oficial do Campeonato Inter Municípios Norte, um evento que reuniu equipas, clubes organizadores e FPAK e onde foram revelados os detalhes desta competição para o presente ano.

Tendo como principal destaque as provas e datas que vão compor o CIN 2015, neste evento foram abordados alguns temas de extrema importância para os ralis, nomeadamente as questões de segurança. Tomando a palavra, o Dr. Paulo Campos, em representação da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, fez questão de realçar a importância que o aspecto da segurança tem tanto para os participantes como para o público, alertando que nenhum praticante da modalidade deverá facilitar minimamente nestas questões e que todos deverão ter especial cuidado na preparação das suas viaturas. O mesmo dirigente não quis deixar de manifestar a total disponibilidade que a FPAK oferece no sentido de esclarecer todas as questões que possam surgir por parte das equipas, tanto ao nível técnico como ao nível legislativo. 
Pelo mesmo discurso alinhou um dos comissários técnicos que habitualmente acompanha as provas do CIN alertando para os cuidados a ter na preparação de um veículo de competição e colocando-se igualmente à disposição de todos para ajudar a compreender regulamentos e a dissipar dúvidas que a sua compreensão possa levantar.
Do ponto de vista desportivo, a apresentação do CIN 2015 contou com a presença dos Clubes que vão dar corpo aos 9 ralis do campeonato cabendo a cada um dos representantes a apresentação sucinta do que será cada uma das provas, algumas das quais a prometerem novidades relativamente a anos anteriores.
O campeonato terá o seu início com a realização do Rali Rota do Folar, uma prova que seguirá o formato habitual de 2 troços com dupla passagem, seguindo-se o Rali Gondomar é d'Ouro que a exemplo da prova de abertura, não irá sofrer grandes alterações. A terceira ronda do campeonato será o Rali União em Alpendorada, uma prova que este ano promete novidades com a inclusão de uma nova classificativa. Segue-se o Rali Montelongo havendo a possibilidade deste rali sofrer grandes alterações, estando a Demoporto ainda em fase de planeamento de um novo traçado, embora a repetição do habitual troço de Montim esteja também em cima da mesa.
A 18 e 19 de Julho terá lugar o Rali BV Famalicão, estando previsto novamente a realização da Super Especial de Fradelos a abrir o rali, podendo esta prova receber igualmente um novo troço, embora essa seja para já apenas uma possibilidade remota. Confirmada está a realização da habitual classificativa de Fradelos / Calendário.
A segunda metade do campeonato abre com uma das estreias da época. Realizando-se este ano pela primeira vez, o Rali Pedras Salgadas promete um traçado de grande nível num formato de dupla passagem por duas classificativas. O Rali Pedras Salgadas terá lugar no dia 1 de Agosto. No final do mês de Agosto, o CIN desloca-se até à região do Douro para disputar o Rali Município de Mesão Frio.  A prova terá inicio com a super especial, na noite do dia 29, disputando-se no dia seguinte as duas classificativas habitualmente utilizadas e que serão percorridas por duas vezes.
A segunda novidade da época será o Rali de Vouzela / Constálica, uma prova que ingressa pela primeira vez no CIN. Com a organização a cargo do Gondomar Automóvel Sport, o Rali de Vouzela será composto por uma Super Especial e mais dois troços com dupla passagem cada.
A encerrar a temporada, o Rali Vinho Verde - Barcelos, prova organizada pelo Clube Automóvel do Minho e que pontuará também pela primeira vez para o CIN irá propor aos concorrentes um traçado composto por 2 classificativas que serão repetidas uma vez.
Além das nove provas pontuáveis para o CIN 2015, o Team Baia, em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão apresentou em primeira mão uma inédita Super Especial nocturna a realizar no centro do município. Apesar de não terem sido apresentados todos os seus detalhes, esta prova promete ser inovadora e atrair uma grande massa humana às ruas famalicenses.
O calendário completo do CIN 2015 fica assim ordenado:

1- Rali Rota do Folar - 4 de Abril - Vilarandelo, Valpaços
2- Rali Gondomar é d'Ouro - 19 de Abril - Lomba, Gondomar
3- Rali União - 6 e 7 de Junho - Alpendorada, Marco de Canaveses
4- Rali Montelongo - 21 de Junho - Fafe
5- Rali 125 Anos dos BV Famalicão - 18 e 19 de Julho - Fradelos, Famalicão
6- Rali Pedras Salgadas - 1 de Agosto - Pedras Salgadas, Vila Pouca de Aguiar
7- Rali Município de Mesão Frio - 29 e 30 de Agosto - Mesão Frio
8- Rali Constálica/Vouzela - 26 e 27 de Setembro - Vouzela
9- Rali de Barcelos/Vinho Verde - 11 de Outubro - Barcelos

Prova Extra:
Super Especial Sprint 125 Anos dos BV Famalicão - 30 de Maio - Famalicão

Sem comentários:

Enviar um comentário