Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

ATÍPICO RALI DA SUÉCIA DÁ LIDERANÇA A MIKKELSEN

O Rali da Suécia está a revelar-se atipicamente bem disputado e competitivo. Com 9 classificativas para disputar, o dia começou com o domínio Volkswagem mas o construtor alemão nunca esteve em posição confortável, já que as diferenças para os adversários nunca foram significativas. Sebastien Ogier e Jari-Matti Latvala começaram por ser os mais rápidos mas o dia acabaria com Andreas Mikkelsen a liderar o rali.


Depois da vitória surpresa de Pontus Tidemand na Super Especial de abertura, a "ordem natural" dos acontecimentos regressou com as primeiras classificativas do dia. Sebastien Ogier cotou-se desde logo como o mais rápido mas Jari-Matti Latvala rodou sempre colado ao seu chefe de fila. Andreas Mikkelsen colocava o 3º Vokswagen Polo oficial logo a seguir distando apenas 19,6 segundos para o líder à entrada do parque de assistência a meio do dia.
Mais atrás Mads Ostberg, Thierry Neuville e Kris Meeke completavam o top 6 todos a menos de 1 minuto de Ogier.
A segunda metade da etapa começava com a vitória surpresa de Yuri Protasov na pec 6, mas na classificação geral as posições mantinham-se até à pec 8. Na pec seguinte acontecia mais uma das surpresas do dia. Sebastien Ogier dava um toque num banco de neve e caía para a 4ª posiçao. Pior sorte teve Jari-Matti Latvala. O piloto finlandês sofreu uma ligeira saída de estrada mas o seu Volkswagen Polo acabaria por ficar preso numa vala. Com este incidente Latvala perdia mais de 8 minutos ficando arredado da luta pela vitória.

Desta forma, Andreas Mikkelsen era promovido a líder mas o piloto norueguês não poderá descansar já que atrás de si vêm Thierry Neuville, que suplantou Ostberg na mesma classificativa, estando o piloto da Hyundai a 19,1 segundos de Mikkelsen enquanto Ostberg se encontra a apenas 3 décimas do piloto belga.

Sebastien Ogier terminou o dia na 4ª posição mas para o piloto francês está tudo em aberto já que o seu atraso é de pouco mais de 20 segundos, numa altura em que falta ainda muito rali por disputar.
Ott Tanak surge na posição seguinte sendo o melhor representante da M-Sport. Apesar de não estar isento de alguns calafrios, Tanak soube segurar um lugar dentro dos 5 melhores, aproveitando também os azares alheios. Hayden Paddon coloca o seu Hyundai no sexto posto.
Kris Meeke e Elfyn Evans acabaram por descer bastante na classificação em virtude de saídas de estrada. Evans ocupa o décimo lugar enquanto Meeke surge no 12º posto. Igualmente atrasado vem Robert Kubica depois do polaco ver a transmissão do seu Ford Fiesta WRC ceder.
Na WRC 2 a liderança pertence a Jari Ketomaa, seguido pelo Mini de Valery Gorban. Depois de ter liderado a prova, Frederik Ahlin ocupa o 3º lugar.
Amanhã o rali regressa à estrada logo pelas 6h48 com os concorrentes a terem pela frente mais 8 classificativas. Os tempos online estão disponíveis aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário