Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

CRÓNICA - JOÃO FERNANDO RAMOS NO RALI DA CATALUNHA: DIA 3 – JÁ CHEIRA A RALI!

"Cá estou mais uma vez a partilhar convosco mais um dia de preparação para o Rali da Catalunha. Hoje foi o dia mais exigente desde que aqui chegamos. 

No menu, o reconhecimento de quatro especiais, as mais longas e sinuosas desta fabulosa prova. Ainda era de noite quando entrámos em Riudecanyes, percurso que enfrentaremos na sexta já depois da meia-noite e repetimos no sábado pela manhã. Já conhecíamos este troço, o mais difícil do rali com um sector de uns cinco quilómetros que deve ter das maiores concentrações de curvas apertadas do mundo! A especial começa com uma zona larga, rápida, para depois se chegar à primeira zona espectáculo, onde temos que rodar o carro numa rotunda perante uma vasta zona de espectadores a aplaudir. Depois começa essa tal alucinante descida com muito trabalhinho de braços e um desgaste brutal de travões e pneus. Nem sei como vai ser fazer aquilo à noite, mas para quem vai ver deverá ser algo inesquecível. 
Mais tarde, fomos redescobrir Priorat, uma especial com mais de quarenta quilómetros de pura emoção e muita condução. É o troço de que mais gosto e no sábado teremos que fazer aquele fantástico gancho onde estão sempre bandeiras portuguesas, ainda melhor que no ano passado. 
A paragem para almoço foi numa tasca catalã, para o Janela pedir o “bocadillo” com presunto, a que hoje acrescentei o tomate. Estava delicioso e é o que se pode comer no curto tempo de pausa antes de voltar à estrada. Não podemos perder nenhum dos minutos, nem tentar facilitar na estrada. A Catalunha está pejada de radares de velocidade, e aqui nem os pilotos de rali receberão condescendência ao prevaricar. É impressionante o resultado desta atenta vigilância! Não vemos por aqui aquelas figuras armadas em pilotos fora de pista a fazer daquelas “coisas” que normalmente acabam mal… 
Já ao cair da tarde chegámos ao parque de assistência, para acertar os bancos e os cintos do carro, já devidamente decorado e preparado ao mais ínfimo detalhe pela RMC, e foi ainda possível dar uma curta volta para testar as luzes para a etapa nocturna. Não é segredo para ninguém, adoro este carro e os dias com esta equipa estão a ser verdadeiramente únicos! Amanhã logo pelas oito da manhã avançamos para reconhecer a super-especial, que será disputada no meio de um jardim bem no centro da localidade de Salou - depois vamos tratar de ajustar as afinações do carro a meio da tarde.
Tudo em torno do rali se prepara para o arranque da competição. Até aqui fizemos apenas o nosso trabalhinho de casa e de campo, que correu lindamente. Já há por aqui muitos portugueses a seguir a prova - hoje já celebrámos com uns quantos a nossa presença. Serão todos bem-vindos! 
De novo, até amanhã, e se puder, ainda está a tempo de se meter ao caminho e vir assistir ao vivo a um dos melhores ralis do Mundo… a seguir ao nosso é claro!!"
por João Fernando Ramos

Sem comentários:

Enviar um comentário