Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

terça-feira, 22 de outubro de 2013

CRÓNICA - JOÃO FERNANDO RAMOS NO RALI DA CATALUNHA: DIA 1 – VERIFICAÇÕES

"Olá a todos desde a Catalunha, local onde se vai disputar mais um dos ralis do Mundial. Fique desde já a saber que os ralis começam bem antes dos verdadeiros dias de corrida. Antes de tudo começar, é preciso reunir as condições necessárias para aqui estar, o que não é mesmo nada fácil. Depois, adquirir a necessária forma física para um desafio desta dimensão, e por fim, ganhar mão ao carro, o que atendendo ao facto de ser um piloto privado que faz ralis por paixão, é sempre mais difícil com poucos quilómetros de teste, e só depois começa a aventura. 

Hoje, Segunda-feira, o dia foi para verificar se todos os documentos estão em ordem, desde a licença desportiva e carta de condução, aos documentos do carro e da equipa. É o primeiro momento de encontro de todos os pilotos e de muitos dos diretores de equipa, num momento simples mas revelador da verdadeira dimensão democrática deste de desporto. Todos são tratados de igual forma, esperam na mesma fila e mostram os mesmos documentos. O José Janela continua a sua luta com os mapas, as horas e o plano de treinos. Tudo parece demasiado apertado, com tantas horas e tantos quilómetros para reconhecer em apenas dois dias. 
O Navegador é fundamental nestes momentos. Será ele que vai anotar tudo o que é preciso para se passar rápido e em segurança em cada especial. Temos apenas duas passagens em cada especial, a velocidade muito controlada e em carros praticamente de série e sem um bom navegador não há piloto que seja capaz de terminar um rali destes.  Temos que formar uma verdadeira equipa, na partilha, na descoberta do risco e na abordagem a cada situação. Apenas dependemos de nós e do carro. Vamos sair cedo esta Terça, muito cedo para Colldejou. Serão pouco mais de 26 quilómetros em asfalto a que se junta no programa do dia mais outras três especiais em terra.
Este é um rali misto, com uma etapa noturna, muitas zonas espetáculo e que mobiliza milhares de pessoas. Salou já está em festa e é com um tremendo orgulho que aqui estamos, entre os melhores do mundo. Amanhã vos contarei dos primeiros reconhecimentos e algumas histórias desta nossa semana no WRC!"
por João Fernando Ramos

Sem comentários:

Enviar um comentário