Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

FIM DE SEMANA ANIMADO EM VIANA DO CASTELO

A uma semana do 2º Rali de Viana do Castelo, a cidade do litoral minhoto já sente o “cheiro a rali” com a actividade que se vai desenvolvendo de preparação para a prova. Os dias que antecedem o evento são, naturalmente, bastante movimentados.

Este fim de semana foi o período de reconhecimentos, com os pilotos inscritos a efectuarem as diversas passagens pelos dois troços que compõem a prova. Pisos húmidos e sujidade resultante das chuvas nas zonas de floresta foi o que as equipas encontraram,  mas também publico em alguns locais a ver passar as viaturas de reconhecimentos. Publico aliás, que é uma imagem deste rali, já que em 2012 acorreu em numero elevado à prova, apesar da chuva. E pelo menos este ano, poderemos ter um rali em seco, pelo menos no Sábado, estando prevista alguma precipitação para a 6ª feira.
O parque de estacionamento adjacente ao navio Gil Eanes já tem os primeiros sinais de que será palco para as duas super-especiais de abertura e encerramento da prova. Este fim de semana já foi possível ver as bancadas montadas a sul do traçado, no mesmo local onde estiveram em 2012. Também visível já é a promoção da prova, com outdoors, que serão reforçados em breve com faixas promocionais nas principais entradas da cidade de Viana do Castelo.
Também ao longo do fim de semana, a azáfama nos troços não se resumiu aos reconhecimentos. Os elementos do Clube Automóvel de Santo Tirso (CAST) estiveram nos troços a distribuir avisos às populações e a afixar placas de aviso do dia e horário do encerramento das estradas, actividades estas que complementaram as que já tinham sido desenvolvidas pela Câmara Municipal de Viana do Castelo. Para Carlos Guimarães do CAST, “é muito importante que as populações estejam antecipadamente avisadas dos cortes de estrada de forma detalhada, e também das necessidades de segurança que um rali envolve. Temos de ter consciência que o rali obriga a alterações nas rotinas das pessoas cujas habitações ficam dentro dos troços, e como tal fazemos os esforços possíveis para minimizar esses efeitos.
Com as inscrições a encerrarem esta 2ª feira 21 de Outubro, o Rali de Viana do Castelo contava até Domingo à noite com 44 equipas inscritas. A grande atracção da prova será a estreia do Ford Fiesta R5 da dupla João Barros / Jorge Henriques. Este carro pertencente à nova classe de ralis mundiais, irá alinhar como carro “0” em virtude de ainda não existir regulamentação para este tipo de viaturas em Portugal. Carlos Guimarães explica que “atingir 44 inscritos num rali do Regional é excelente, estamos naturalmente satisfeitos com o número, mas também com a qualidade das viaturas inscritas. O Ford Fiesta R5 do João Barros irá alinhar como carro “0”, mas era um cenário que já tínhamos alertado ser possível. Mesmo como carro “0” a presença desta nova viatura é a principal atracção do rali, e o João Barros assumiu que quer imprimir um ritmo que os espectadores gostem.”

Sem comentários:

Enviar um comentário