Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

domingo, 13 de outubro de 2013

RALI DE BAIÃO AO SPRINT (COM FOTOS)

Disputado nas carismáticas classificativas da Serra da Aboboreira, o Rali de Baião revelou-se uma prova bem disputada e interessante de acompanhar. Com Vitor Pascoal e Fernando Peres a assumirem-se desde cedo como os favoritos, a vitória acabaria por ficar na posse de Peres depois de levar a melhor na contenda com o piloto de Amarante.
A prova começava com o atraso do já campeão nas 4 rodas motrizes. Carlos Martins via o seu Mitsubishi falhar desde a primeira classificativa impedindo o piloto de Serpa de acompanhar o ritmo dos homens da frente. Martins ainda conseguiu cumprir as primeiras classificativas mas o motor do Lancer Evo 7 não aguentou o esforço e a meio do terceiro troço Martins era forçado ao abandono.
Fernando Peres começava muito forte vencendo as 3 classificativas iniciais enquanto Vitor Pascoal o seguia de perto aproveitando o conhecimento do terreno para proporcionar ao público presente uma condução espetacular que não deixou ninguém indiferente.
Ricardo Teodósio e Diogo Salvi vinham mais atrás em luta pelo 3º lugar, mas para o piloto do Algarve, os problemas mecânicos continuam a ser uma dor de cabeça e Teodósio ficava fora da luta ao somar novo abandono.
Para a segunda secção do rali, Pascoal entrava determinado em chegar ao primeiro lugar e vencia 2 classificativas. No entanto, Peres não baixou os braços e a vitória na segunda passagem pelo troço de Baião a que somou os segundos melhores registos nos restantes troços foram suficientes para segurar o triunfo embora por apenas 3,2 segundos sobre Pascoal.
Diogo Salvi fechava o top 3 depois de uma prova muito regular e rápida, resultado a que ajudaram os abandonos de Carlos Martins, Ricardo Teodósio e Fernando Teotónio, este já na fase final do rali após problemas de diferencial no seu Mitsubishi.
Luis Mota terminou no 4º lugar, frente a Pedro Leone que teve desta vez um aliado na mecânica do seu Ford Escort.
Nas 2 rodas motrizes, a vitória foi para João Ruivo, ao volante do Peugeot 206 do Desafio Modelstand, competição onde foi igualmente vitórioso. No entanto este resultado não impediu a festa de Gil Antunes que, com o 3º lugar do troféu nesta prova, selou as contas da competição sagrando-se vencedor do Desafio Modelstand 2013.
Quanto às contas do campeonato das 2 rodas motrizes, João Ruivo ainda conseguiu adiar o título que será decidido no Algarve a 8 e 9 de Novembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário