DOMÍNIO ESPANHOL INAUGURA NACIONAL DE MONTANHA
Foi sob a tónica da competitividade que a primeira visita do Nacional de Montanha ao Santuário da Penha decorreu. Com a presença de vários candidatos à vitória a alinharem na partida, o vencedor apenas viria a ser encontrado na fase final da prova, sendo o espanhol César Rodriguez a levar a melhor, na sua estreia ao volante do BRC B49.
Tiago Reis, campeão em título, estreava em Guimarães um impressionante Ford Fiesta Cosworth a debitar 600 cv de potência, mas cedo o piloto de Famalicão se via arredado da competição devido a problemas com a caixa de velocidades, que apenas permitiram a Reis efectuar a primeira subida de treinos.
João Fonseca, no seu regresso à Montanha, mostrava-se bastante rápido ao volante do Silver Car mas tinha forte oposição. Pedro Castañon, a bordo de um Juno e César Rodriguez conseguiram sempre efectuar tempos muito rápidos e para João Fonseca, seria impossível suster os ataques dos pilotos espanhóis.
Rodriguez rodou constantemente em posição de vencer garantindo no final, uma "magra" vantagem de pouco mais de meio segundo, o suficiente para se sagrar como o primeiro vencedor do ano no Nacional de Montanha, vencendo igualmente a Categoria 2.
Por seu lado, depois de um início algo "apagado", Pedro Castañon aumentou o ritmo melhorando os registos a cada subida e um forcing na ultima das três subidas oficiais permitiu ao piloto segurar o segundo posto, na frente do melhor nacional, que viria a ser João Fonseca.
Bem próximo de Fonseca rodou Rui Ramalho. Ao volante de um Juno CN09, Ramalho terminou no 4º lugar, dando mostras de competitividade para as próximas provas. O piloto terminou na frente do vencedor da Categoria 1, António Nogueira, que mais uma vez levou o potente Porsche 911 GT2 ao lugar mais alto do pódio nesta divisão. Nogueira impôs-se ao "outsider" João Barros com o piloto da Fibromade a aproveitar o traçado vimaranense para rodar com o Fiesta R5.
Manuel Pereira na Categora 3, Joaquim Teixeira na Categoria 5 e Hélder Silva na Categoria 6 foram os restantes vencedores da prova. Paulo Pinto levou o seu Peugeot 106 à vitória no Troféu Nacional de Montanha 1300.
EURICO GOMES VENCE RALISPRINT; REGULARIDADE PARA FRANCISCO COUCEIRO
Com poucos concorrentes à partida (apenas 13), nem por isso o Ralisprint da Penha deixou de ser emotivo. Armando Silva começou por colocar o seu Peugeot 306 na liderança seguido do Toyota Corolla de Sebastião Teixeira. Na segunda subida, o piloto do Peugeot voltava a conseguir o melhor tempo e parecia encaminhado para a vitória. Na segunda posição surgia agora a barchetta PRC de Claudio Dias enquanto Sebastião Teixeira baixava ao 3º posto.
Para a última das subidas o azar batia à porta de Armando Silva com uma avaria a impedir o piloto de concluir a prova. Por seu lado, Eurico Gomes, que se encontrava na quarta posição após a segunda subida, parte para a derradeira ronda completamente ao ataque conseguindo um tempo canhão que lhe deu a vitória final.
Para Armando Silva, o segundo lugar acabou por ser o resultado possível, batendo ainda assim o Toyota de Sebastião Teixeira, que fechou as contas do pódio.
Na regularidade, a dupla Francisco Couceiro / Henrique Morais conseguiram ser os mais eficazes colocando o belíssimo Lotus Elan no degrau mais alto do pódio.
A segunda posição ficou na posse de Jorge Dinis e Tiago Caio, a bordo de um Porsche 911 enquanto que Alexandrino Guimarães e António Soares levaram o seu Ford Escort RS2000 ao terceiro lugar final.
RALISPRINT - CLASSIFICAÇÃO FINALRAMPA DA PENHA - REGULARIDADE - CLASS. FINAL
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