Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

sexta-feira, 18 de abril de 2014

FIA ERC: ESAPEKKA LAPPI A CONTROLAR

foto FIA ERC
O jovem finlandês Esapekka Lappi lidera o Circuit of Ireland Rally, quarta prova do Campeonato da Europa de Ralis. Ao volante de um Skoda Fabia S2000, Lappi foi o grande dominador do dia vencendo sete das dez especiais que compunham a primeira etapa da prova. Apesar do domínio, o piloto finlandês não pôde ao longo de todo o dia abrandar o ritmo já que a curta distância vinham os dois Peugeot 208 T16 oficiais. 

foto FIA ERC
A exemplo do sucedido na Grécia, Kevin Abbring mostrou-se como o mais forte ao volante da nova maquina francesa, não só superando o seu colega de equipa Craig Breen, como mantendo o líder do rali sob constante pressão, mas a sorte voltaria a virar costas ao piloto holandês quando a meio do dia o seu Peugeot sofreu irremediáveis problemas de sobreaquecimento, obrigando Abbring a abandonar.
Desta forma seria Craig Breen a assumir o comando do ataque a Lappi, vencendo as três ultimas classificativas do dia e terminando a etapa a pouco mais de 17 segundos do finlandês.
No terceiro posto surge Robert Barrable, ao volante de um Ford Fiesta R5. Depois de ter conseguido o melhor registo na Qualifying Stage, o piloto irlandês encontra-se já a uma grande distância dos dois primeiros e ao fim de dez classificativas, Barrable soma já mais de 1 minuto e 40 segundos de atraso, o que indica que, em condições normais, a vitória na prova será decidida entre o Skoda e o Peugeot oficiais.
foto FIA ERC
A prova irlandesa conta com a presença da dupla portuguesa Renato Pita / Hugo Magalhães, que fazem aqui a sua estreia no programa europeu desta temporada. Ao final das dez classificativas da primeira etapa, a dupla do Peugeot 208 R2 rodou de forma comedida, procurando não cometer excessos, encontrando-se no 14º posto entre os carros de 2 rodas motrizes.
O Circuit of Ireland Rally termina amanhã após a disputa de mais oito classificativas. Os tempos online estão disponíveis para consulta aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário