Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

terça-feira, 23 de setembro de 2014

JOÃO BARROS COM VITÓRIA BRILHANTE EM MORTÁGUA

Valeu a pena a espera... e todo o trabalho. João Barros e Jorge Henriques alcançaram a sua primeira vitória à geral no Campeonato Nacional de Ralis com um triunfo no Rali de Mortágua, garantido após um intenso duelo com a oposição direta.

Tetracampeão nacional de Karting e campeão do CPR2 em 2013, João Barros pouco ou nada tinha a provar quanto à sua rapidez em 2014, apesar de este ser o ano de estreia ao volante de um carro de quatro rodas motrizes - e logo o moderno Ford Fiesta R5. Contudo, o piloto de Paredes foi afetado por pequenos mas recorrentes problemas mecânicos que, antes de Mortágua, apenas lhe tinham permitido subir ao pódio por duas vezes: no Rali de Guimarães, em Março, e novamente como terceiro classificado do CNR no carismático Rali Vinho da Madeira, em Agosto. Tudo mudou este fim-de-semana no Rali de Mortágua, penúltima prova da temporada e onde João Barros e o navegador Jorge Henriques alcançariam uma vitória dramática mas inteiramente merecida, nunca baixando os braços perante um adversário forte como é a dupla do Porsche 997, José Pedro Fontes / Inês Ponte.
No penúltimo troço do rali, João Barros estava a 2,1s do seu rival mas viria a efetuar um tempo-canhão na segunda e decisiva passagem pelo troço de Trezói (19,8 km), onde o piloto do Fiesta R5 retirou 18 segundos ao seu tempo na primeira passagem (!), chegando ao triunfo por uma margem de 2,6s após mais de 100 km cronometrados.
“É um momento inteiramente merecido para toda a equipa. Ao longo do ano fizemos um trabalho sério e cuidado mas infelizmente tivemos vários pequenos azares e avarias que nos foram atrasando no campeonato. A equipa P&B Racing nunca deixou de acreditar e nós também não. Demos tudo naquele último troço e quando soubemos que tínhamos ganho foi, naturalmente, um momento de grande emoção dentro do carro. O José Pedro Fontes é um grande piloto, alguém que faz o campeonato há vários anos mas também provámos que o Porsche não é um carro imbatível no asfalto, como muita gente dizia. O meu muito obrigado a toda a equipa e a todos os que nunca deixaram de nos apoiar. Esta vitória é para eles”, afirmou João Barros na cerimónia do pódio, no centro de Mortágua.
A equipa Fibromade Racing e o Campeonato Nacional de Ralis regressam à acção nos dias 17 e 18 de Outubro, no encerramento da época com o Rali de Castelo Branco.

Sem comentários:

Enviar um comentário