Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Rafael Lobato apresenta a sua aposta para 2013


Depois de todas as dificuldades em definir o seu  projecto competitivo para a época de 2013, Rafael Lobato está agora em condições de desvendar aquele que será o seu carro para a disputa da divisão Super 2000 do Campeonato de Portugal de Offroad.
O jovem piloto vilarealense, de 15 anos de idade, vai surgir ao volante de um Citroen Saxo Kit-car, com o qual espera poder alcançar os melhores resultados possíveis neste ano de estreia na divisão mais alta para viaturas de ralicross de duas rodas motrizes.
Consciente das dificuldades que vai encontrar na adaptação a um carro tão potente e competitivo, para além da forte concorrência que espera da parte dos seus adversários, o piloto tudo fará para apresentar prestações de relevo.
Com o atraso na decisão de participar no campeonato, continuando a não estar garantida a presença na totalidade das provas, o piloto ainda não teve oportunidade de conduzir o novo carro que se encontra ainda em França na fase final de preparação por parte da Drivetech, Da Luz Developpment e PromoRallye, os responsáveis pela parte técnica do projecto.
A viatura marcará presença no próximo fim-de-semana no Europeu de Rallycross em Montalegre, onde estará em exposição e onde o Rafael tomará o primeiro contacto com ela.

Trata-se de um carro muito diferente daquilo que o Rafael já conduziu até agora, com mais de 200 cv de potência, pelo que será necessário algum período de adaptação até poder aproveitar todo o seu potencial. A este propósito refere: "Ainda só vi o carro em fotos. Estou bastante ansioso com todas as dificuldades que tive este ano para correr e agora ainda tenho mais esta preocupação de conduzir um carro que não conheço, com um motor muito potente e uma caixa diferente daquilo a que estava habituado. Tenho tanta coisa com que me preocupar quando me sentar no carro pela primeira vez..."
As primeiras provas serão de adaptação do piloto e equipa ao novo carro, mas espera-se que rapidamente o piloto possa começar a disputar as primeiras posiçoes. O objectivo para 2013 passa por lutar pelas vitórias lá mais para a frente do campeonato, sabendo que isso não será nada fácil. "Espero que o carro seja muito fiável para me dar o máximo de tempo possível para me adaptar a ele nas primeiras provas" - diz Rafael.
 Mais difícil ainda será a luta pelo Campeonato, pois à inexperiência de toda a equipa com o carro e à forte concorrência dos muitos adversários que se esperam este ano, soma-se a eventual ausência nas duas últimas provas por o piloto não ter assegurado o orçamento necessário para as disputar.
Estas serão apenas mais algumas dificuldades no percurso de uma carreira  de um piloto que se iniciou em 2006 no karting, aos 8 anos de idade, passando para o ralicross em 2011 onde venceu o Troféu de Iniciação e se sagrou Campeão de Portugal no ano passado, mas que têm sido sempre superadas com bastante esforço e deicação de toda a equipa que o acompanha.
A decoração escolhida para este ano baseia-se na que foi utilizada por Armindo Araújo quando competiu com este modelo em Portugal, sempre com óptimos resultados. Trata-se de uma pequena homenagem a um dos melhores pilotos nacionais, que infelizmente abandonou este desporto este ano.
O piloto deseja, desde já, convidar todos os seus admiradores a visitarem a sua tenda no Europeu de Ralicross em Montalegre no próximo fim-de-semana, onde poderão tomar o primeiro contacto com o novo carro e trocar algumas impressões. Segue-se logo depois a primeira prova, marcada para 4 e 5 de Maio em Castelo Branco.
Uma última declaração de Rafael para referir: "Quero mais uma vez agradecer o enorme apoio recebido por parte dos meus patrocinadores, familiares, amigos e muitos admiradores, que me dão um enorme alento para encarar mais este desafio".

Sem comentários:

Enviar um comentário