Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

terça-feira, 9 de abril de 2013

60º Circuito Motos Braga 1


O Campeonato Nacional de Velocidade teve início no passado fim-de-semana no Circuito Vasco Sameiro. Com mais de setenta inscritos, foi com enorme satisfação que assistimos a grelhas recheadas tanto na classe de iniciação – Campeonato Júnior, como na mais espectacular, a Open Superbike, Sport Produção Extreme. 
A chuva foi uma constante mas nem por isso retirou emoção às corridas. A primeira prova foi a do Troféu Motos Clássicas Fuchs Silkolene, com onze pilotos a alinharem na grelha. No arranque Fernando Pedrinho assume o comando, sendo perseguido durante três voltas por Alberto Pires e por Sousa Machado. Alberto Pires entretanto passa para a frente, liderando até final, mas Pedrinho Martins e Sousa Machado ainda discutiram o segundo lugar. Para o quarto lugar a luta também foi grande, acabando José Barbosa por levar a melhor sobre Hermano Sobral.
No prova do Campeonato Júnior o despique foi interessante. A prova começou por ser liderada por Fábio Lopes, que tinha o melhor tempo dos treinos, mas atrasou-se a meio da prova e passou João Vieira para a frente. João Vieira entretanto foi afetado por problemas eléctricos e teve que ceder a liderança a Paulo Leite, que acabaria por vencer a prova. João Vieira termina em segundo e Saúl Fernandes completa o pódio.
Na prova de Superstock 600 – Sport Produção 600, Hugo Martinez dominou os acontecimentos desde os treinos, vencendo com uma grande vantagem sobre o segundo classificado, Hélder Bessa. Ruben Nogueira seguiu-o de perto mas sem nunca ameaçar a posição seguinte, terminando em terceiro. O andamento dos pilotos foi muito bom e obrigou a que mantivessem o ritmo pois estavam bastante próximos uns dos outros.
O novo Troféu Século XX – Taça Luis Carreira, teve um início prometedor, com nove pilotos inscritos. Alguns problemas mecânicos nos treinos levaram a que apenas seis pilotos alinhassem na corrida, que acabou por ser dominada desde o início até ao fim por Alberto Pires, terminando Paulo Sotero e Nélson Rosa nas posições seguintes.
A prova reservada às Superbikes teve vinte e um pilotos classificados para a grelha, com Ferran Casas e Xavi Fores, ambos da Pompone Squadra, a dominar os acontecimentos. A corrida teve que ser interrompida à quinta volta por causa de um acidente, mas na segunda parte o domínio voltou a repetir-se, com os dois pilotos a trocarem de posições várias vezes ao longo da prova. Seria Ferran Casas a terminar na frente mas o agregado dos tempos consagrou Xavi como vencedor, terminando Ivo Lopes na terceira posição. “Foi uma prova complicada, houve uma queda feia e tivemos que repetir a partida. Na segunda corrida saí bem mas sabia que tinha que apertar pois o Ferran estava forte. Eu tinha uma pequena vantagem e podia jogar com isso. Tenho que dar os parabéns à equipa pelo trabalho que fez”, diria Xavi antes de subir ao pódio. Como entretanto deixou de chover e a pista começou a ficar com menos água os pilotos sentiram algumas dificuldades acrescidas na parte final porque os pneus começaram a aquecer demasiado, tendo-se registado algumas trocas de posições. 
O Campeonato Nacional de velocidade volta ao Circuito Vasco Sameiro no dia 2 de Junho.
Poderá visualizar as imagens da prova neste álbum fotográfico.

Sem comentários:

Enviar um comentário