Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

sexta-feira, 15 de março de 2013

FERNANDO MARTINS: "2013 será o ano da afirmação do CIN "

Com a próxima prova do Campeonato Inter Municípios Norte a pouco mais de 24 horas de ter início, estivemos à conversa com Fernando Martins, um piloto já com vários anos de carreira e que apostou num projecto diferente sendo um dos assíduos participantes nesta competição com o seu imponente Jaguar.


MSCFOTORALI - Como nasce o projecto Jaguar e como se dá a entrada no CIN?
FERNANDO MARTINS - Tratou-se de uma aposta muito clara num projecto que se pretendia diferente por forma a tentar encontrar novos patrocinadores e maximizar o retorno de imagem para os mesmos. Neste sentido, foi uma aposta ganha. Por outro lado, ao fim de 12 anos de corridas, achei que estava na altura de fazer algo diferente. Tendo noção de que não consigo reunir um budget que me permita disputar a totalidade de um campeonato nacional, a aposta no Jaguar foi uma forma de potenciar ao máximo o orçamento limitado de que disponho. A entrada no CIN deu-se por acaso já que depois de participar como carro de segurança, achei que seria interessante participar como concorrente.

MSCFOTORALI -  Porquê a opção "CIN"? Quais os atractivos que o levaram a optar por esta competição?
FERNANDO MARTINS - Na actual conjuntura julgo tratar-se da forma mais acessível de fazer ralis no nosso país. Fruto de um grande trabalho do Team Baia desde há vários anos a esta parte, e com a experiência adquirida, 2013 será o ano da afirmação do CIN no panorama desportivo automóvel. Depois, o ambiente vivido em cada rali, a competitividade saudável que existe fazem com que me sinta muito bem nesta competição.


MSCFOTORALI -  Quais as principais características técnicas do carro inglês? A colocação do volante à direita poderá ser para o piloto uma dificuldade acrescida? 
FERNANDO MARTINS - Trata-se de um carro que corria em Inglaterra tendo sido totalmente revisto e “reconstruído”. Possui um motor 3.6cc com cerca de 240 cv e uma caixa Getrag com autoblocante que disfarçam um pouco o facto de o carro ter 5 metros de comprimento e mais de 1300 kl. Relativamente à condução à direita, é óbvio que é bastante diferente do que estava habituado principalmente pelo facto de ter de manobrar a caixa de velocidades com a mão esquerda o que, em situações mais “apertadas” por vezes se torna complicado. Tudo isto acaba por tornar a condução ainda mais aliciante!

MSCFOTORALI -  Em termos desportivos, com que objectivos encara a sua participação nesta competição?
FERNANDO MARTINS - Os nossos objectivos passam sempre por dar o nosso melhor dentro das limitações que temos já que o Jaguar não é, de todo, o mais indicado para ralis. De qualquer forma, vamos tentar ser consistentes e procurar mantermo-nos perto dos lugares cimeiros da categoria 7 (Clássicos).

MSCFOTORALI -  Sendo o Jaguar um carro bastante diferente, torna-se atractivo para a equipa e piloto o retorno obtido no Inter Municipios Norte?
FERNANDO MARTINS - É muito interessante ver a reacção das pessoas à presença do Jaguar. Não passa indiferente e temos sempre muito apoio, quer durante a prova, quer nos parques de assistência onde muitos curiosos se aproximam para ver de perto o carro. O retorno é, por isso, muito bom, independentemente dos resultados desportivos já que nos sentimos sempre muito acarinhados pelo público.

MSCFOTORALI -  Uma das novidades para esta época é a escolha de um novo navegador, tendo mesmo a estreia sido ainda em 2012. Como avalia o desempenho do Luís Ferreira nas funções de co-piloto?
FERNANDO MARTINS - O Luís Ferreira é um jovem que, na minha opinião, possui muitas qualidades que poderão fazer com que venha a ser um navegador com lugar em qualquer equipa do Nacional de Ralis. Está ainda numa fase embrionária da sua aprendizagem mas a sua dedicação e vontade de aprender são pontos que lhe irão trazer, certamente, muitas alegrias. É para mim um privilégio poder ajuda-lo a desenvolver competências para o futuro.

MSCFOTORALI -  Olhando globalmente para o CIN, como avalia esta competição? Quais os pontos fortes?
FERNANDO MARTINS - Com referi anteriormente, a capacidade de organização do Team Baia, e a dedicação que desde há muitos anos têm com os desportos motorizados, têm em 2013 o seu corolário. Prova disso é o facto de que a totalidade das provas do CIN deste ano são Ralisprints organizados em conjunto com clubes de renome.

MSCFOTORALI -  Para terminar, quer deixar algum agradecimento em especial?
FERNANDO MARTINS - Em primeiro lugar aos meus patrocinadores Roady Carvalhos, Pessoal & Intransmissível, Stand 222, J Silva Lda, Jorge Amortecedores, Serralharia AJ Oliveira e Plural Cores que, na conjuntura actual continuam a acreditar no projecto.
Depois, à minha família e amigos com os quais sei que posso contar!
A dupla Fernando Martins / Luís Ferreira vai estar mais uma vez a bordo do Jaguar XJS no Rali Coração do Ouro, a decorrer na Freguesia da Lomba em Gondomar no próximo domingo, levando o numero 52 nas portas.

Sem comentários:

Enviar um comentário