Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

segunda-feira, 2 de junho de 2014

FINAL ANTECIPADO DÁ 2ª VITÓRIA NO CIN A PEDRO TAPIA

foto Luis Ferreira - Mais Ralis Menos Futebol
A edição deste ano do Ralisprint Montelongo não teve o final desejado. A prova organizada pela Demoporto em parceria com o Team Baia ficou marcada pelo violento acidente que vitimou a dupla Marco Oliveira / Miguel Pereira no decorrer da terceira classificativa, obrigando à intervenção dos meios de socorro e consequente final antecipado da prova.
foto Luis Ferreira - Mais Ralis Menos Futebol
Desportivamente, o rali adivinhava-se bastante interessante já que as duas primeiras classificativas revelaram um equilíbrio de forças entre 4 equipas. A dupla da Galiza Pedro Tapia / Marcos Gude foi a primeira líder do rali vencendo a pec 1 com 4,3 segundos de vantagem sobre José Rodrigues e Nuno Lima. Por sua vez, a equipa do Honda Civic impunha-se por uns magros 1,6 segundos sobre o BMW M3 da dupla que mais tarde viria a ser figura de destaque pelos piores motivos. Mais atrás vinha Mário Barbosa e Bruno Lima, a bordo do Citroen Saxo Kit-Car, já a 6,6 segundos do líder mas a apenas 7 décimas do 3º lugar.
foto Luis Ferreira - Mais Ralis Menos Futebol
A segunda classificativa via Mário Barbosa impor o Citroen Saxo Kit-Car, mas aqui o equilíbrio e competitividade foi ainda mais evidente pois tanto Marco Oliveira como Pedro Tapia igualaram o tempo de Mário Barbosa, enquanto José Rodrigues colocava o seu Honda a apenas 1 segundo. Com estes resultados, Tapia reforçava a liderança do rali, seguido por José Rodrigues e Marco Oliveira.
O momento marcante do rali viria a acontecer na classificativa seguinte. Marco Oliveira e Miguel Pereira não evitaram um violento despiste que obrigou à paragem da prova para que os meios de socorro pudessem actuar e, em consequência do sucedido, a organização entendeu dar por terminado o rali.
foto Luis Ferreira - Mais Ralis Menos Futebol
Desta forma, Pedro Tapia era declarado vencedor, naquela que é a segunda vitória consecutiva do piloto do Mitsubishi no Inter Municípios. José Rodrigues conclui em segundo enquanto o pódio era completado por Gaspar Pinto, este a beneficiar do abandonos de Marco Oliveira bem como de Mário Barbosa.
No final da prova, e devido ao acidente ocorrido, a comissão organizadora decidiu não realizar a cerimónia de entrega de prémios em solidariedade com a equipa acidentada, ficando essa cerimónia protocolar agendada para os dias 28 e 29 de Junho, aquando da realização do Ralisprint Município de Mesão Frio.
Quanto à dupla acidentada, as últimas informações davam conta de várias fracturas estando piloto e navegador hospitalizados e, apesar da gravidade das lesões, estão ambos livres de perigo.
O Campeonato Inter Municípios Norte regressa à estrada nos dias 14 e 15 de Junho para a disputa do Ralisprint União em Alpendorada.


Sem comentários:

Enviar um comentário