Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

MANUEL CASTRO COM SKODA FABIA S2000 NO NACIONAL DE RALIS

2015 marcou o regresso a “tempo inteiro” do piloto de Guimarães Manuel Castro ao Campeonato Nacional de Ralis com a estreia de um Mitsubishi EVO IX R4. O vimaranense não teve um inicio de temporada fácil, com alguns azares a comprometer a luta pelo título, mas a segunda fase correu bem melhor e o piloto mostrou toda a sua competitividade, quer na terra, quer no asfalto.

Em jeito de balanço, Manuel Castro salienta que “apesar de alguns percalços nas primeiras provas, conseguimos sempre demonstrar um ritmo rápido e consistente, apesar de alguma falta de ritmo e desconhecimento de grande parte dos ralis, visto que desde 2007 e 2008 onde disputamos o Nacional, algumas coisas mudaram.

Nas primeiras 3 provas sofremos alguns problemas mecânicos, que após terem sido resolvidos os resultados começaram de imediato a aparecer. Conseguimos andar sempre nos 10 primeiros, e sabíamos que seria difícil chegar ao nosso principal adversário, pois além de um carro superior, também tem experiência e conhecimento das provas como poucos no activo, mas apostávamos na regularidade e em tentar com a consistência fazer alguma pressão, mas após as 3 primeiras provas com iguais desistência por problemas mecânicos, a única solução era tentar obter o máximo de pontos nas provas seguintes para conseguirmos o vice campeonato, o que se veio a confirmar em Mortágua, onde conseguimos vencer a prova na classe. Em suma acho sinceramente que foi um ano de reaprendizagem e que foi notória a evolução ao longo da época e como tal estamos crentes que podemos continuar a trabalhar para em 2016 conseguirmos andar em lugares mais cimeiros na geral do campeonato”
Questionado sobre o Campeonato Nacional de Ralis, Manuel Castro adianta que “o campeonato deveria ser equilibrado com as provas de asfalto e de terra seguidas e não alternadas, pois além dos custos de transformação, exige mais tempo e testes mais frequentes, o que para pilotos privados e com meios mais limitados acaba por ter influência nos resultados”.
Para a próxima época, Manuel Castro surge com um projeto totalmente novo. “Estamos a tentar reunir os apoios necessários com os nossos sponsors para conseguir verba para realizar as 8 provas do campeonato. 
Vamos evoluir para um Skoda Fabia S2000 com as últimas evoluções existentes. Vamos tentar aprender e evoluir o mais rápido possível, é um carro que é uma novidade para nós e como tal vamos tentar reduzir esse handicap efectuando os testes necessários antes do Rali Serras de Fafe para podermos efectuar uma prova com algum à vontade com o carro,” salientou o piloto do Skoda.
A terminal Manuel Castro deixa um agradecimento “Queremos agradecer aos nosso sponsors, por acreditarem que somos capazes de divulgar as suas marcas pelo país da melhor forma, à nossa equipa técnica e aos amigos e adeptos que nos apoiaram ao longo da temporada nas provas. Aproveitamos também para desejar um feliz natal é um próspero 2016 com muita adrenalina.”

Sem comentários:

Enviar um comentário