Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

terça-feira, 17 de junho de 2014

RALISPRINT UNIÃO: LUTA CASEIRA DÁ VITÓRIA A GASPAR PINTO

foto Carlos Soares - CSPHOTOMOTOR
O Campeonato Inter Municípios Norte deslocou-se a Alpendorada para a sua quarta prova do ano. Mais uma vez, a competitividade foi a palavra de ordem, num rali onde os pilotos da casa foram os protagonistas com a vitória final a sorrir a Gaspar Pinto.

foto Carlos Soares - CSPHOTOMOTOR
Com uma super especial nocturna a abrir o rali, Rui Fonseca, navegado por Hugo Pareira num Opel 1204 dava o mote e colocava-se na frente da prova seguido pela dupla do potente BMW M3 Gaspar Pinto / Alberto Santos a cerca de 1,1 segundos. Num traçado pensado para o espectáculo, os andamentos revelaram-se bastante equilibrados como comprovam os pouco mais de 4 segundos que separaram os quinze primeiros classificados.
O segundo dia de prova era composto por 4 provas especiais de classificação num mesmo troço de 5 quilómetros e a primeira equipa a dar nas vistas era composta por José Rodrigues e Nuno Lima. A dupla do Honda Civic vencia a classificativa suplantando Gaspar Pinto e Rui Fonseca, estes a terminarem separados por apenas 20 décimas, mantendo o piloto do Opel a liderança à geral. Mais atrás, Ricardo Oliveira e Nuno Oliveira colocavam o seu Mitsubishi Lancer Evo VI na liderança entre os 4x4. A classificativa viria a ser interrompida após um despiste que obrigou a intervenção dos meios de socorro, vindo a ser depois neutralizada.
Na pec 3 seria a vez de Gaspar Pinto se impor. O piloto vencia a classificativa batendo Rui Fonseca por quase 2 segundos e meio, o suficiente para se colocar na liderança da prova. Ricardo Oliveira mantinha-se na posição seguinte numa altura em que José Rodrigues se atrasava bastante devido à quebra de uma transmissão. O piloto ainda conseguia terminar a classificativa mas viria a desistir na ligação.
foto Carlos Soares - CSPHOTOMOTOR
Mas se a luta pela vitória se mostrava bastante aguerrida até esta fase da prova, as derradeiras classificativas vinham aumentar a expectativa quanto ao vencedor. Na classificativa seguinte Rui Fonseca voltava a vencer e, aproveitando um "deslize" de Gaspar Pinto (que não ia além do 5º tempo), recuperava a liderança da prova com 3,174 segundos de vantagem, deixando tudo em aberto para a última pec.
Com a vitória ao alcance de cada um dos pilotos, Rui Fonseca e Gaspar Pinto partiram para a última classificativa decididos a dar o máximo e seria Fonseca a levar a melhor. Batendo o seu adversário por umas impressionantes 5,8 décimas de segundo, Fonseca chegava ao final da prova na liderança, com Gaspar Pinto no segundo lugar. Porém, este resultado viria a ter sabor amargo para a dupla do Opel. Uma penalização imposta a Rui Fonseca devido a uma infracção prontamente assumida pelo piloto relegava a equipa para um inglório 17º lugar final, entregando de bandeja a vitória a Gaspar Pinto e Alberto Santos que, à vitória à geral, juntavam igualmente a vitória na Classe IV.
foto Carlos Soares - CSPHOTOMOTOR
Com esta penalização imposta a Rui Fonseca, o pódio ficava composto por Ricardo e Nuno Oliveira no segundo lugar, estes a vencerem entre a Classe IX, enquanto Paulo e Luis Soares, autores de uma prova em crescendo, colocaram o seu Volkswagen Golf no degrau mais baixo do pódio, vencendo a Classe III.
Destaque ainda para as duplas André Moreira / Sílvia Carmo, a imporem-se na Classe I, Celso Moura e Ludgero Leal, a vencerem a Classe II apesar dos muitos problemas sentidos neste rali. Joaquim Bernardes e Laurinda Alves levaram o seu Volkswagen Golf GTI à vitória entre os Clássicos enquanto que nos Diesel, a dupla mais rápida seria João Cardoso / Bruno Cardoso, num Renault Clio. Marta Neves e Cristina Teixeira cotaram-se como a melhor dupla feminina.
O Campeonato Inter Municípios Norte faz uma curta pausa de duas semanas e regressa já nos dias 28 e 29 de Junho com o Ralisprint Município de Mesão Frio.


1 comentário:

  1. aproveito para de os parabéns aos vencedores do rally união e pedir desculpas a toda a organização pelos meus atos e só me posso culpar a mim próprio um abraço a todos e prometo voltar ainda mais forte

    ResponderEliminar