Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

WRC: O DIA DE LATVALA NA SUÉCIA

foto Best of RallyLive
A segunda etapa do Rali da Suécia foi extremamente animada. A exemplo do dia de ontem, a prova nórdica está a ser extremamente bem disputada e interessante de seguir, tendo o dia de hoje ficado marcado pelas inúmeras baixas que não escaparam às armadilhas suecas.

O campeão do mundo em título foi o primeiro a atrasar-se. Num pouco comum erro, Sebastien Ogier não só perdeu a liderança logo no primeiro troço do dia, como o tempo perdido (cerca de 4 minutos e meio) o atirou para o vigésimo lugar da tabela classificativa, quando o seu Volkswagen Polo R WRC ficou preso na neve após uma saída de estrada.
Com Andreas Mikkelsen a rodar bem perto de Ogier, seria o jovem norueguês a assumir o comando do rali, mas por pouco tempo. Mikkelsen seria também vítima do azar ao embater num banco de neve, perdendo dessa forma a liderança do rali para o último dos Volkswagen sendo mesmo ultrapassado por  
Jari-Matti Latvala está a realizar um rali de excelente nível demonstrando muita concentração o que permite ao finlandês comandar o rali. No entanto Mikkelsen não baixou o ritmo e deu bastante réplica a Latvala sendo a vantagem deste de apenas 3,6 segundos.
foto Best of RallyLive
Atrás dos dois Polo R WRC oficiais surge Mads Ostberg, encontrando-se o piloto da Citroen a cerca de 43 segundos do líder, sendo o piloto norueguês seguido de perto por Mikko Hirvonen, a quase 20 segundos, neste que também está a ser um rali positivo para o piloto da M-Sport.
Ott Tanak é o quinto classificado. O piloto da Estónia não conseguiu evitar um pião que lhe custou preciosos segundos logo no início do dia permitindo que tanto Ostberg como Hirvonen trepassem um lugar na tabela de tempos. Ainda assim Tanak continua a demonstrar um excelente ritmo ao volante do Fiesta WRC privado no seu regresso ao Mundial.
No segundo Citroen DS3 WRC oficial, Kris Meeke continua a sua aprendizagem de forma cautelosa encontrando-se o britânico na 6ª posição.
Depois do erro cometido, Sebastien Ogier voltou ao seu melhor e, com uma condução ao estilo a que nos habituou partiu em busca do prejuízo vencendo 6 das 9 classificativas que compunham o dia tendo terminado a etapa no 9º lugar.
foto Best of RallyLive
Entre os azarados do dia, o maior destaque vai para a Hyundai que viu os seus carros ficarem pelo caminho. Thierry Neuville danificou a suspensão ao embater numa pedra enquanto Juho Hanninen foi igualmente forçado a abandonar após uma saída de estrada.
Também em destaque esteve Robert Kubica, mais uma vez pela negativa. Kubica sofreu uma saída de estrada após um salto e com isso perdeu 10 minutos. O polaco decidiu então tentar recuperar tempo mas acabaria por ter nova saída de estrada perdendo com isso mais 10 minutos, estando arredado dos lugares de topo.
Na WRC 2 continua a comandar Yazeed Al-Rajhi com o seu Ford Fiesta RRC tendo atrás de si outro Ford Fiesta, o R5 de Jari Ketomaa a cerca de 1 minuto e meio.
Para amanhã, mais 8 troços irão compor a 3ª e última etapa do rali. Os tempos online continuam disponíveis através desta LIGAÇÃO.
Clique na imagem para ver classificações completas

Sem comentários:

Enviar um comentário