Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

JOÃO BARROS QUER LUTAR PELO PÓDIO EM FAFE

O campeão em título do CPR2 faz a sua estreia oficial no principal escalão do Campeonato Nacional de Ralis, pilotando o moderno Ford Fiesta R5 no Rali Serras de Fafe (sábado). João Barros fez uma preparação exaustiva com o carro construído pela M-Sport e está pronto para lutar por mais um título na sua carreira.

O Campeonato Nacional de Ralis (CNR) arranca no próximo sábado, dia 22, sendo esta uma das épocas mais aguardadas dos  últimos anos e que terá início num dos palcos de eleição dos ralis em Portugal: a região de Fafe. João Barros, acompanhado por Jorge Henriques, parte com sérias ambições para a nova temporada, depois de ter feito uma preparação minuciosa com o novo Ford Fiesta R5, tanto em pisos de asfalto como de terra. O piloto apoiado ela Fibromade, Cácio, Pirelli, Transportes Irmãos Barbosa e Patriot Hardwoods deu nas vistas em 2013 ao sagrar-se campeão do CPR2 (Campeonato 2 Litros / 2 Rodas Motrizes) naquela que era apenas a sua segunda época nos ralis, modalidade onde passou a competir depois de uma carreira notável no karting, que incluiu quatro títulos de campeão nacional.
Agora, o piloto de Paredes tem como objectivo lutar pelos primeiros lugares do CNR, onde terá a oposição de uma concorrência experiente e bem equipada. “Fiz vários testes em terra e asfalto, e sinto que evoluí bastante com o Fiesta R5 desde Outubro”, referiu João Barros. “Ainda não tenho total domínio sobre o carro, acho que isso só surgirá mais para o meio do campeonato. Aí sim, conto estar no meu melhor mas sei que vou enfrentar adversários rápidos e experientes logo desde a primeira prova. Fafe é sempre especial, é uma prova cheia de surpresas e segundo vimos nos reconhecimentos, o mau tempo das últimas semanas degradou um pouco os troços. Mas as condições serão iguais para todos e penso que vai ganhar o piloto que cometer menos erros. Pessoalmente, conto estar pelo menos na luta pelo pódio”, concluiu.
Integralmente disputado em pisos de terra, o Rali Serras de Fafe terá as suas verificações técnicas na sexta-feira, dia 21, para depois no sábado dia 22 se disputarem um total de nove especiais cronometradas: Montim (8,77 km, duas passagens), Lameirinha (20,92 km, duas passagens), Luílhas (14,02 km, três passagens) e S. Pedro (8,11 km, duas passagens).

Perfil de João Barros
Aos 35 anos, João Barros já é considerado pela imprensa especializada como uma das principais figuras dos ralis nacionais, apesar de apenas se ter estreado nesta modalidade em 2012. Antes disso, foi Tetracampeão Nacional de Karting e estabeleceu vários recordes nos karts equipados com caixas de velocidades, aliando sempre a rapidez ao fair play dentro e fora da pista. Nos ralis, estreou-se com um Citroën Saxo Kit-Car (campeonato Open) e passou depois para um Renault Clio S1600, com o qual se sagrou Campeão do CPR2 (2 Litros / 2 Rodas Motrizes) em 2013. Vencendo um total de quatro ralis à geral com estes dois carros, João Barros ganhou inclusive um troço no Rali de Guimarães do CPR, perante carros bem mais potentes. No final de 2013, tornou-se o primeiro piloto português a apostar no moderno Ford Fiesta R5, nova máquina desenvolvida e construída pela equipa britânica M-Sport, que compete no WRC.

Sem comentários:

Enviar um comentário