Algumas das notícias do mundo dos automóveis que marcam a actualidade nacional e internacional.
O piloto algarvio Ricardo Teodósio vai regressar este ano ao escalão máximo dos ralis nacionais. Habitual presença em provas do extinto Open de Ralis e do Regional Sul, o piloto aposta agora num Mitsubishi Lancer Evo IX para participar no Campeonato Nacional de Ralis com o objectivo bem definido: tentar chegar ao título no Grupo N.
Teodósio deverá apresentar-se à partida do Rali Serras de Fafe, já no dia 22 pretendendo evoluir o carro ao longo do ano passando para a versão R4 do Mitsubishi.
Por seu lado, a EVO CUP, um troféu idealizado por Teodósio para acompanhar 6 ralis do Nacional irá ficar parado. Esta competição, que pretendia fazer correr os Mitsubishi Lancer Evo VI no Nacional de Ralis, encontrou diversos entraves sendo que a falta de um patrocinador principal, bem como a falta de entendimento com a entidade federativa foram os principais aspectos contra, mas a pouca adesão de pilotos a esta competição, provocada pela difícil conjuntura económica que o país atravessa foram determinantes para a decisão da anulação do troféu.
Também a caminho do Nacional de Ralis está Ricardo Marques. Depois de várias temporadas ao volante do Citroen C2 R2 Max, o piloto de Vieira do Minho irá este ano disputar 7 provas do campeonato (excluíndo o Rali de Portugal) a bordo de um novo Peugeot 208 R2. Ricardo Marques vai em breve efectuar um teste com a nova máquina em pisos de terra, depois de já o ter experimentado ainda na sua configuração para asfalto, mostrando-se bastante agradado com o seu desempenho.
VITOR PASCOAL REGRESSA A TEMPO INTEIRO
Após uma temporada marcada por apenas algumas participações esporádicas em ralis, Vitor Pascoal prepara-se este ano para regressar a tempo inteiro à modalidade.
O piloto de Amarante irá disputar a totalidade do Campeonato Norte de Ralis tendo como principal objectivo a luta pelo título.
Para tal, Pascoal vai dispor de um Mitsubishi Lancer Evo VII que surgirá já na primeira prova em Fafe, embora não dispondo das ultimas evoluções.
Para Pascoal, faz mais sentido concentrar-se num campeonato de menores dimensões com menores custos e efectuar a totalidade das provas, do que investir no Nacional de Ralis com um carro mais competitivo, conseguindo reunir orçamento apenas para dois ou três ralis.
O piloto poderá ainda participar numa prova do Nacional lá mais para o fim da época com outro carro, algo que ainda está a ser estudado.
CITROEN ESTREIA R5 EM PORTUGAL
A Citroen Sport anunciou que a estreia competitiva do seu novo DS3 R5 será no Rali de Portugal deste ano. Aos comandos da nova máquina estará o jovem piloto francês Sebastien Chardonnet que inicia assim o seu programa desportivo na WRC 2.
Após a apresentação mundial da nova arma para os ralis em Portugal na época passada, a Citroen volta a escolher o nosso país para acolher a estreia daquele que será o terceiro carro da categoria R5 em competição.
Recorde-se que o novo Peugeot 208 T16 R5 será estreado por Craig Breen no Rali da Acrópole, uma semana antes do Rali de Portugal.
NACIONAL DE RALIS ACOMPANHA WRC
A terceira prova do Campeonato Nacional de Ralis terá os troços algarvios do Rali de Portugal como cenário. A prova será composta por um total de 149,31 quilómetros cronometrados divididos pelas classificativas da primeira etapa.
Assim, os concorrentes do Nacional irão disputar a super Especial de Lisboa, na tarde do dia 3 de Abril, percorrendo no dia seguinte as duplas passagens pelos troços de Silves, Ourique e Almodôvar, dando por terminada a sua prova após o final dessa etapa.
DA MONTANHA PARA O RALLICROSS
Depois de se sagrar em 2013 Campeão de Portugal de Montanha, Tiago Reis revelou que não irá defender o título na modalidade. Em vez disso, o piloto de Famalicão pretende Mudar de ares passando para o Rallicross.
Nos planos de Tiago Reis está a disputa das provas de Off-Road no sentido de evoluir a sua condução para no futuro passar para os ralis levando já consigo alguma experiencia nesse estilo de pilotagem.
Por revelar ficou o seu programa desportivo, bem como o carro que o piloto da Transfradelos irá utilizar.
O canadiano Jacques Villeneuve foi oficialmente confirmado no novo Campeonato do Mundo de Rallicross. O ex-piloto de Fórmula 1, Campeão do Mundo em 1997, irá disputar esta competição aos comandos de um Peugeot 208 com cerca de 600 cavalos de potência da equipa britânica Albatec. Depois de ter efectuado já os primeiros testes com o novo carro, Vileneuve mostrou-se entusiasmado com a modalidade revelando estar ansioso pelo início da competição.
O Mundial de Rallicross inicia-se a 3 e 4 de Maio no circuito de Montalegre.
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