Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

segunda-feira, 6 de maio de 2013

NOTICIAS BREVES: RALIS, VELOCIDADE E MONTANHA EM DESTAQUE

SEAT DEIXA ANTEVER REGRESSO AO WTCC
foto Oficial
A Seat revelou um novo modelo para competição. Com base na mais recente evolução do Seat Leon, este novo carro foi projectado para pilotos privados que disputem o Campeonato Alemão de Resistência ou o Campeonato Europeu de Turismos, podendo este ser o primeiro passo para o construtor regressar ao Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC). Jaime Puig, director da Seat Sport, afirma mesmo existirem planos para desenvolver uma motorização 1,6 Turbo com o objectivo de competir no WTCC com este novo carro.

PEDRO SALVADOR TROCA WOLF POR SILVER CAR
foto Motores Magazine
Actual Campeão Nacional de Montanha, Pedro Salvador irá apresentar-se à partida da Rampa Internacional da Falperra ao volante de um Silver Car em vez do inicialmente previsto Wolf. Segundo afirma o piloto “Tinha tudo definido para alinhar com o Wolf, mas isso já não vai ser possível, pelo que tive de ativar o plano B. Já reuni com os meus patrocinadores e entendemos todos que como o Silver Car, parto para a Falperra com as hipóteses intactas de vencer a prova do Campeonato de Portugal de Montanha, que é o meu objectivo”

BRUNO COSTA VENCE EM SANTO TIRSO
Bruno Costa, acompanhado por José Janela, venceu o Rally Santo Thyrso Convida, prova pontuável para o Campeonato Regional de Ralis Norte.
O piloto de Famalicão, ao volante de um Mitsubishi teve em André Cabeças um forte adversário e a luta entre ambos foi constante até ao momento em que Cabeças optou por refrear o andamento quando uma travagem falhada na ultima classificativa quase comprometeu o resultado numa altura em que a diferença entre ambos era de cerca de 2 segundos.
Desta forma, André Cabeças colocou o seu Golf Kit Car no 2º lugar final vencendo entre os carros de 2 rodas motrizes. Julio Bastos encerrou o pódio na classificação reservada ao Regional.
Quanto à prova extra, Vitor Ribeiro venceu tendo herdado a vitória quando Julio Maia sofreu um aparatoso despiste abdicando desta forma do rali.

RALI CIDADE DE GUIMARÃES / TARGA CLUBE COM ALTERAÇÕES
Após um parecer desfavorável em relação à classificativa de Mesão Frio, o Targa Clube viu-se forçado a proceder a algumas alterações estruturais na prova vimaranense que passa a contar com 10 classificativas, das quais 6 serão pontuáveis para o Open de Ralis e 4 para o Regional Norte.

No CPR, os concorrentes têm duas passagens garantidas pelos troços de Rota das Cutelarias (8,10 km), Citânia de Briteiros (10,20 km), Serra da Penha (15,60 km) e Parque da Cidade – Monchique (3,65 km). Já no Open o esquema competitivo é constituído por uma passagem pelos troços de Citânia de Briteiros e Rota das Cutelarias e duas por Serra da Penha e Parque da Cidade-Monchique, enquanto as equipas do CRRN cumpriram dupla passagem por estas duas últimas especiais.

RENATO PITA A POSTOS PARA ATACAR O EUROPEU
foto Oficial
O piloto vianense Renato Pita apresentou oficialmente o seu projecto para a temporada de 2013. O prgograma desportivo prevê a participação em 6 provas do Campeonato da Europa de Ralis inserido na 2WD Cup. Para tal, Pita contará com o novíssimo Peugeot 208 R2, carro totalmente construído de raiz nas suas instalações e com o qual teve já um primeiro contacto numa apurada sessão de testes.
A temporada de Renato Pita inicia-se já no Rali Volta à Córsega, de 16 a 18 de Maio, prosseguindo depois com o Rali de Ypres, na Bélgica (27 a 29 de Junho), o Rali Barum, na República Checa (29 de Agosto a 1 de Setembro), o Rali da Croácia (27 a 29 de Setembro) e o Rali San-remo, em Itália (10 a 12 de Outubro). A época termina na Suíça com o Rali du Valais, que se disputa de 7 a 9 de Novembro.
Ao lado de Renato Pita volta a estar o navegador Marco Macedo, naquela que é a primeira internacionalização da dupla.

WTCC: TIAGO MONTEIRO DISCRETO NAS VITÓRIAS DE MULLER E HUFF
foto Oficial
Na jornada dupla da Hungria, disputada no Hungaroring, Tiago Monteiro não teve a sorte pelo seu lado. Partindo da 4ª posição na primeira corrida, o piloto português teve uma partida algo apagada caíndo duas posições acabando por sofrer um despiste motivado por um furo ainda na fase inicial da corrida, que o colocou fora de prova. A corrida foi ganha pelo francês Yvan Muller.
foto Oficial

Para a segunda corrida, Tiago Monteiro arrancava da ultima posição estando desde logo posta em causa uma boa prestação do piloto. A prova ficou marcada pelo violento despiste de Gabriele Tarquini e pela primeira vitória da temporada para Robert Huff ao volante do Seat Leon. Monteiro conseguiu recuperar algumas posições tendo concluído no 13º lugar.

Sem comentários:

Enviar um comentário