Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

domingo, 12 de maio de 2013

Fernando Alonso vence GP de Espanha*

foto AutoSport
Fernando Alonso venceu o GP de Espanha de F1, assegurando a sua segunda vitória da época. Kimi Raikkonen levou o Lotus ao segundo lugar, com Felipe Massa a compor bem o ramalhete para a Ferrari ao chegar ao pódio. Sebastian Vettel foi apenas quarto classificado.
Na fase inicial da corrida e após uma boa partida, o espanhol manteve-se em segundo lugar atrás de Nico Rosberg, e após a primeira passagem pelas boxes passou para a frente, só perdendo comando nas trocas de pneus. Uma excelente corrida do espanhol e da ferrari, num dia em que se ficou a perceber porque se queixa tanto a Red Bull dos pneus.
Kimi Raikkonen manteve-se sempre grupo da frente, mas com estratégia de idas às boxes desfasada dos restantes, utilizando ao contrário da maioria, pneus médios (só por uma vez colocou duros), o que lhe permitiu colocar-se à frente quer de Felipe Massa e Sebastian Vettel na fase decisiva da corrida, sem ter, no entanto, tido hipóteses de ameaçar Alonso.
Felipe Massa realizou uma boa corrida, e apesar de ter perdido algum tempo a meio, andou sempre pelo terceiro e quarto lugares, passando para a frente de Vettel após uma das paragens nas boxes de ambos. O piloto da Red Bull teve uma corrida muito difícil, com a sua equipa constantemente a alertá-lo para o desgaste dos pneus do seu RB9, e por isso o quarto lugar foi um mal menor.
Depois de arrancarem da primeira linha, os Mercedes não se aguentaram muito na frente, realizando claramente uma corrida da frente para trás, principalmente Lewis Hamilton que chegou a queixar-se pela rádio: “Até um Williams me passou…”, terminando no 12º lugar. Nico Rosberg ainda foi sexto. Os upgrades no McLaren não resultaram porque os dois carros prateados foram muito discretos, sempre com Pérez em maior destaque, mas no final foi Button a terminar no oitavo lugar, fruto duma estratégia acertada. No campeonato, Vettel mantém a liderança mas agora só com quatro pontos de avanço para Raikkonen, com Alonso a subir para terceiro, ainda a 17 pontos de Vettel. Nos Construtores, a Red Bull-Renault mantém-se líder, mas a Ferrari passou para segundo, na frente da Lotus-Renault.

Classificação
1. Alonso Ferrari
2. Raikkonen Lotus-Renault
3. Massa Ferrari
4. Vettel Red Bull-Renault
5. Webber Red Bull-Renault
6. Rosberg Mercedes
7. Di Resta Force India-Mercedes
8. Button McLaren-Mercedes
9. Perez McLaren-Mercedes
10. Ricciardo Toro Rosso-Ferrari
11. Gutierrez Sauber-Ferrari
12. Hamilton Mercedes
13. Sutil Force India-Mercedes
14. Maldonado Williams-Renault
15. Hulkenberg Sauber-Ferrari
16. Bottas Williams-Renault
17. Pic Caterham-Renault
18. Bianchi Marussia-Cosworth
19. Chilton Marussia-Cosworth
DNF Vergne Toro Rosso-Ferrari
DNF van der Garde Caterham-Renault
DNF Grosjean Lotus-Renault
(*fonte AutoSport)

Sem comentários:

Enviar um comentário