Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Troféu Abarth 500 avança

A velocidade nacional terá em 2013 uma nova competição. Trata-se do Troféu Abarth 500 Portugal, uma competição monomarca que recorrerá aos pequenos Abarth 500 Assetto Corse.

O Troféu Abarth 500 Portugal será composto por 6 provas divididas entre os circuitos de Braga, Estoril, Boavista e Portimão, a que se junta uma ronda extra campeonato integrada na Rampa da Falperra e que será opcional.

Cada jornada será composta por 25 minutos de treinos livres seguindo-se 20 minutos de qualificação para cada uma das 2 corridas previstas por jornada.

O Troféu estará acessível a todos os pilotos com idade mínima de 16 anos, portadores de licença desportiva e será proposto no sistema "chave na mão" a todos os interessados por 22500€ mais IVA. Desta forma, os potenciais interessados terão incluidos neste valor todos os custos com a sua participação, desde a viatura ao combustível, incluindo também a assistência, os pneus, peças e até o equipamento do piloto (fato homologado e vestuário desportivo Abarth).


Existe também a possibilidade de competir em apenas um fim de semana (2 provas), tendo a taxa de inscrição, nesse caso, o valor de 5.000€ + IVA, incluindo toda a assistência técnica, manutenção do veículo e um fato de competição.

Em termos de prémios, a organização irá atribuir prémios monetários por corrida bem como prémios finais aos primeiros classificados no troféu.


Será permitida a criação de equipas admitindo por isso a organização que hajam 2 pilotos por carro. As inscrições já se encontram abertas e os interessados deverão contactar o promotor do troféu, o piloto Jorge Rodrigues, através do e-mail jrodriguesabarth500@gmail.com.

CALENDÁRIO PROVISÓRIO

• 23 e 24 de Março – Braga
• 10 e 12 de Maio – Rampa da Falperra (opcional extracampeonato)
• 25 e 26 de Maio – Estoril
• 28 e 30 de Junho – Boavista, Porto
• 31 de Agosto e 1 de Setembro – Portimão
• 12 e 13 de Outubro – Estoril

PRÉMIOS 
Classificação Geral por corrida
1º Classificado - 1000€
2º Classificado - 700€
3º Classificado - 350€

Classificação especial para pilotos com idades inferiores a 25 anos
1º Classificado - 700€
2º Classificado - 500€
3º Classificado - 300€

PRÉMIOS FINAIS
1º Classificado - 7500€ na inscrição numa prova do Troféu Abarth 500 Europa 2013
2º Classificado - 5000€ na inscrição no Troféu Abarth 500 Portugal 2014
3º Classificado - 3000€ na inscrição no Troféu Abarth 500 Portugal 2014

O CARRO: ABARTH 500 ASSETTO CORSE

Motor
• 4 cilindros em linha, 4 válvulas por cilindro, 1368 cm3
• Potência: 190 cv (140 kW) a 6500 r.p.m.
• Binário máximo: 300 Nm a 3000 r.p.m.
• Turbocompressor Garrett GT 1446 de geometria fixa
• Tubos da água e do ar específicos reforçados
Transmissão
• Caixa de 6 velocidades M32
Suspensões
• Anterior: McPherson, amortecedores específicos de competição, molas coaxiais com aro de regulação da altura do veículo
• Posterior: braços interligados, amortecedores específicos de competição, molas com aro de regulação da altura do veículo e regulação do câmber
Direcção
• Com assistência elétrica regulada para competição
Travões
• Pinças anteriores radiais Brembo de quatro pistões M4X40
• Discos anteriores perfurados e auto ventilados ø 305 mm x 28 mm
• Pinças posteriores com pistões ø 36 mm
• Discos posteriores ø 240 mm x 11 mm
• Pastilhas Racing de altas prestações
Carroçaria
• Spoiler posterior e defletor no para choques anterior
Chassis
• Estrutura em gaiola de reforço soldada e integrada na carroçaria
• Interiores mais leves, equipamento de segurança Sabelt Racing
• Posto de condução otimizado e deslocado em direção ao centro da viatura
Rodas
• Jantes em alumínio fundido pintadas 7” x 17”.
• Pneus 205/50 ZR17.
Peso
• 970 Kg.



Sem comentários:

Enviar um comentário