Foi com imenso público, troços espectaculares, uma recheada lista de inscritos e um dia abençoado pelo céu limpo e sol que arrancou a temporada de 2013 dos ralis nacionais.
Apontado como favorito, Bernardo Sousa, acompanhado por Hugo Magalhães, iniciou o Rali Serras de Fafe com um ritmo forte mas controlando o andamento dos seus adversários deixando o campeão em título Ricardo Moura liderar nas 2 primeiras especiais para passar ao ataque instalando-se na liderança a partir da 3ª classificativa para alcançar o primeiro triunfo da época. Para Bernardo Sousa "Foi bom voltar a vencer, mas o início não foi fácil. O carro não é dos mais competitivos em terra, especialmente no mau piso, pudemos comprovar isso nas derradeiras passagens, mas apesar disso conseguimos impor-nos à concorrência. Queria assegurar pontos para o campeonato para o caso de o fazer, e isso foi plenamente".
Ricardo Moura terminou o rali na 2ª posição. Apesar de ser o primeiro líder da prova, Moura não pode suster os ataques do vencedor da prova, revelando algumas dificuldades com o seu Mitsubishi, especialmente nas segundas passagens, devido ao mau piso. Ainda assim, o piloto açoreano mostrava-se satisfeito "Conseguimos não perder muito tempo para os S2000, facto que me deixou muito satisfeito. Entramos ao ataque mas nas segundas passagens o nosso carro tinha mais dificuldade que os S2000 em superar a degradação dos pisos. Acabamos por dosear um pouco o andamento na parte final para não correr riscos de estragar material."
A estrear em solo nacional o Skoda Fabia S2000, Pedro Meireles foi o 3º classificado. Com uma prova algo cautelosa e ainda em fase de adaptação ao novo carro, Meireles obteve uma posição que lhe abre boas perspectivas para o restante campeonato ficando a certeza que existe uma grande margem de progressão para o piloto ao volante da nova máquina. Para Meireles os objectivos foram cumpridos e não fosse uma escolha errada de pneus no início da prova, o resultado poderia ser ainda melhor: "Foi a estreia possível. Arrancamos com pneus duros de manhã, no pressuposto de que não seria legal mudar de pneus no segundo parque de assistência. Afinal toda a gente mudou de pneus, todos andaram com pneus macios e nós fizemos seis troços com pneus duros. Só no derradeiro troço montamos pneus macios, pelo que só aí estivemos ao nível dos nossos adversários, e isso reflectiu-se nos tempos."
No 4º lugar ficou José Pedro Fontes. Ao volante de um Subaru, Fontes demonstrou uma grande competitividade onde apenas um furo no início da prova travou o andamento do piloto que ainsa assim se mostrava satisfeito no final: "Foi um rali giro, diverti-me imenso. Começamos mal, furamos logo na segunda curva do rali e perdemos cerca de 40 segundos para os primeiros. Ao longo do rali fomos recuperando ritmo, porque eu não fazia um rali em terra há 5 anos, e acabamos por conseguir bater o Miguel no derradeiro troço subindo ao 4º posto. Tendo em conta todas as condicionantes, foi um bom resultado."
De regresso aos ralis nacionais, Miguel Campos levou o seu Mitsubishi Lancer Evo X ao 5º lugar final. Com o objectivo de amealhar pontos para o campeonato, Campos não teve um inicio de rali muito fácil devido a problemas de aderência do carro. O piloto de Famalicão ainda travou uma luta interessante com Fernando Peres na fase final do rali, mas com o ascendente de forma de José Pedro Fontes, Campos acabaria por ser surpreendido por este enquanto Peres ficava de fora do rali devido a avaria.
No 6º lugar ficou o jovem Miguel Barbosa tendo ele efectuado um rali a um bom ritmo embora seja visível alguma falta de ritmo para acompanhar os pilotos com maior experiência.
Ivo Nogueira, Carlos Oliveira, Ricardo Marques e Francisco Teixeira completaram o lote dos 10 primeiros.
Destaque para a estreia da Power Stage, a ultima passagem pelo troço Lameirinha/S.Pedro, uma novidade nos ralis deste ano onde são distribuidos pontos extra aos 3 primeiros classificados. Bernardo Sousa foi o vencedor da Power Stage, obtendo 3 pontos para o campeonato seguido por Ricardo Moura com 2 pontos. José Pedro Fontes foi o 3º classificado nesta especial amealhando 1 ponto.
Destaque para a estreia da Power Stage, a ultima passagem pelo troço Lameirinha/S.Pedro, uma novidade nos ralis deste ano onde são distribuidos pontos extra aos 3 primeiros classificados. Bernardo Sousa foi o vencedor da Power Stage, obtendo 3 pontos para o campeonato seguido por Ricardo Moura com 2 pontos. José Pedro Fontes foi o 3º classificado nesta especial amealhando 1 ponto.
RICARDO MARQUES NO CPR 2L/2RM
No Campeonato reservado aos carros de 2 rodas motrizes, o Rali Serras de Fafe viu uma hecatombe de desistências com João Barros, Paulo Neto, Nuno Pombo e Armindo Neves a sofrerem problemas muito cedo deixando Ricardo Marques isolado na liderança, levando o pequeno Citroen C2 R2 Max à vitória. Joaquim Bernardes colocou o seu Renault Clio R3 no 2º posto enquanto Marco Reis, na estreia em pisos de terra, levou o Fiat Punto do Team Amazing ao último lugar do pódio.
CARLOS MARTINS IMBATÍVEL NO OPEN
No Rali Serras de Fafe - Open o vencedor foi Carlos Martins, ao volante de um Mitsubishi. O piloto de Serpa, acompanhado por Pedro Peres foi líder desde o primeiro ao ultimo troço vencendo de forma categórica o rali. Na segunda posição terminou o jovem Luis Bastos que levou o seu Mitsubishi à vitória entre os concorrentes do Nacional Junior.
O pódio do Open ficou completo por mais um Mitsubishi, o de Luis Mota, acompanhado por Alexandre Ramos. Os carros nipónicos foram os grandes dominadores da prova com o lote dos 6 primeiros a ficar completo com os Lancer Evo de Diogo Salvi, Nuno Cardoso e Vitor Ribeiro.
Nas 2 rodas motrizes, a vitória sorriu a Gil Antunes.
REGIONAL NORTE, MODELSTAND E FASTBRAVO
Presentes também em Fafe esteve o Regional Norte bem como os troféus Fastbravo e Desafio Modelstand. No Regional Norte, vitória de um Mitsubishi, o de Bruno Costa, seguido do BMW de Miguel Teixeira e do Citroen Saxo de Ruben Moura. Entre os pequenos Seat Marbella, o campeão da época passada Jorge Ribeiro iniciou a defesa do título com uma vitória com Fabio Paço a secunda-lo e Rafael Cardeira a fechar o pódio. No Desafio Modelstand, Gil Antunes foi o mais rápido entre os Peugeot 206. Nuno Coelho ficou na 2ª posição e Herculano Antas foi o 3º classificado.
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