Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

segunda-feira, 3 de junho de 2013

RALI TT SERRAS DO NORTE: MIGUEL BARBOSA SOMA E SEGUE

Miguel Barbosa, acompanhado por Miguel Ramalho, levou pela segunda vez consecutiva o seu Mitsubishi Racing Lancer à vitória no Rali TT Serras do Norte, prova a cargo do Motor Clube de Guimarães.
Com a dupla passagem pelo rápido traçado do prólogo em Fafe, Miguel Barbosa começava como líder terminando o primeiro dia com cerca de 28 segundos de vantagem. A surpresa do dia veio do lado de Nuno Matos e Filipe Serra. A estrear o novíssimo Opel Mokka Proto, a dupla obteve o segundo melhor tempo no prólogo, dando uma clara evidência de competitividade do novo carro. 
Seguiu-se na classificação geral a Isuzu D-Max de Rui Sousa e Carlos Silva, na frente de Pedro Grancha e Inês Ponte, tendo Helder Oliveira e Filipe Palmeiro encerrado o Top 5 no final do primeiro dia.
Para o segundo dia, a organização montou um sector selectivo de 122 kms ao redor de Ribeira de Pena no qual os concorrentes cumpririam 2 passagens.
O primeiro piloto do dia a dar nas vistas seria Hélder Oliveira. Ao volante de um BMW Proto, Oliveira impunha-se a toda a concorrência passando a liderar a prova a partir do momento em que Miguel Barbosa tinha um erro de percurso que lhe custava alguns minutos. No entanto, para Oliveira, os ultimos quilómetros da primeira passagem pelo traçado seriam madrastas. Uma ligeira saída de estrada quase colocava um ponto final na participação da dupla que apenas conseguiu prosseguir graças à pronta ajuda de Paulo Graça que parou para puxar o BMW novamente para o troço. Desta forma, seria Miguel Barbosa a voltar ao comando vencendo o SS1 tendo Paulo Graça sido o segundo mais rápido no sector.
Para a segunda passagem pelo traçado, Miguel Barbosa manteve o mesmo ritmo forte tornando-se incansável para todos os adversários e acabaria por obter a vitória, a segunda deste ano no campeonato.
A pouco mais de 2 minutos e meio ficou Paulo Graça, navegado pelo experiente Nuno Rodrigues da Silva a bordo de uma bem preparada Nissan Navara Rally Raid.
Depois do atraso matinal, Hélder Oliveira e Filipe Palmeiro imprimiram um ritmo muito forte e conseguiram alcançar o ultimo lugar do pódio, um resultado que acaba por ser uma justa recompensa para a dupla depois do excelente andamento que demonstrou.
Nuno Matos e Filipe Serra não foram felizes no segundo dia a bordo do Opel Mokka Proto. Problemas eléctricos sentidos no carro obrigaram a dupla a perder imenso tempo até solucionar a avaria e o 11º lugar final foi o resultado possível. No entanto, as indicações recolhidas neste novo carro abrem boas perspectivas para o restante campeonato.
Também azarados, Rui Sousa e Carlos Silva ficaram-se pela 10ª posição depois do imenso tempo perdido com uma saída de estrada.
O Nacional de Todo Terreno prossegue a sul com a Baja TT Almancil, a 22 e 23 de Junho.

2 comentários:

  1. "...vitória acabaria por obter a vitória..."

    Esta está muito gira!

    ResponderEliminar