Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

MONTANHA: GABRIELA CORREIA EM ESTREIA ABSOLUTA

A época de 2018 do Campeonato de Portugal de Montanha terá uma novidade absoluta: Gabriela Correia vai transitar do karting para as rampas nacionais ao volante de um SEAT León TCR. A estreia acontecerá logo a jovem bracarense complete 16 anos de idade, durante a Rampa Internacional da Falperra, tornando-se uma das mais jovens pilotos de sempre a competir no Nacional de Montanha.

Gabriela Correia passou as últimas três épocas a disputar diferentes campeonatos e troféus de Karting, tendo sido 2.ª classificada absoluta do Troféu Norte de Portugal em 2017, na categoria Rotax Júnior. Agora, a jovem piloto de 15 anos – filha do campeão nacional de Montanha da categoria 2, José Correia – vai descobrir o mundo das rampas do lado de dentro, estreando-se no Campeonato de Portugal na próxima Rampa Internacional da Falperra, a ser disputada entre 11 e 13 de maio.
A estreia oficial foi retardada até à Falperra pois só nessa altura Gabriela Correia irá completar a idade mínima de 16 anos… precisamente no fim de semana da emblemática rampa minhota! Entretanto, Gabriela Correia já fez o primeiro teste ao volante do León TCR da JC Group Racing Team, numa sessão realizada na passada semana, no Circuito Vasco Sameiro, em Braga.
“Foi uma experiência inesquecível”, referiu sobre as primeiras voltas ao volante do SEAT. “O karting dá-nos sempre uma boa base de conhecimentos mas guiar um carro destes pela primeira vez é sempre um momento marcante. A caixa de velocidades com patilhas no volante, o poder de aceleração e de travagem, o grip e a velocidade em curva… tudo é fantástico e tenho de agradecer os ensinamentos do senhor Bastos (ndr, ‘mestre’ Artur Bastos, um dos mais experientes preparadores nacionais), que foi fundamental nesta experiência. Tenho muito que aprender e ainda vou treinar bastante até à Falperra, sem pressão, pensando sempre em evoluir passo a passo. Além do karting habituei-me a ir às provas de Montanha ver o meu pai mas agora o desafio é completamente diferente”, afirmou a jovem piloto de Braga.
Recorde-se que a Rampa Internacional da Falperra será a segunda prova do Campeonato de Portugal de Montanha, que arranca na Rampa da Penha, a 7 e 8 de abril.

Sem comentários:

Enviar um comentário