Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

domingo, 13 de outubro de 2013

GIANDOMENICO BASSO VENCE RALI SANREMO

Giandomenico Basso foi o grande vencedor do Rali Sanremo, penúltima prova do Campeonato Europeu de Ralis. O piloto italiano foi quem melhor resistiu a todas as dificuldades da prova onde o conhecimento do terreno faz toda a diferença.

O rali começou com um forte domínio de Paolo Andreucci. Ao volante de um Peugeot 207 S2000, Andreucci foi o mais forte ao longo de toda a primeira etapa terminando na liderança com cerca de 16 segundos de vantagem sobre Basso. Umberto Scandola colocava o seu Skoda Fabia S2000 no terceiro posto provisório enquanto Bryan Bouffier, a braços com alguns problemas no seu Peugeot, não ia além do 4º lugar.
A segunda etapa iniciava-se com a queda do então líder Adreucci na classificação. O veterano piloto sofria um furo e seguidamente não evitava um despiste e com isso perdia quase 10 minutos que o afastaram irremediavelmente da vitória. Desta forma Giandomenico Basso assumia a liderança embora nunca pudesse baixar o ritmo pois Bouffier aparecia ao ataque e recuperava 25 segundos na classificação relançando a luta pela vitória à entrada para a ultima classificativa. Só que o azar voltaria a bater à porta do piloto francês que caía para o 4º lugar depois de sofrer um furo, deixando o caminho livre para Basso vencer.
Quem melhor beneficiou dos azares alheios foi o jovem finlandês da Skoda Essapeka Lappi que ao longo da prova foi melhorando o seu ritmo chegando ao final no segundo lugar da geral, posição conseguida depois da vitória no ultimo troço.
O ultimo lugar do pódio ficou na posse de outro italiano, Alessandro Perico, ao volante de um Peugeot 207 S2000.
O Rali de Sanremo contou com a presença luda da dupla Renato Pita / Marco Macedo. Ao volante do Peugeot 208 R2, Pita estava a resistir às dificuldades de uma prova tão particular como esta mas mais uma vez a sorte não este do lado da equipa. O motor do Peugeot 208 voltou a dar parte fraca obrigando a dupla a abandonar a prova no decorrer da segunda etapa.
O Campeonato da Europa de Ralis termina nos dias 8 e 9 de Novembro na Suiça com a realização do Rallye du Valais.



Sem comentários:

Enviar um comentário