Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

domingo, 20 de outubro de 2013

Eneos Campeonato de Portugal de Sport Protótipos- Estoril 2

foto Oficial
Bellarosa ganha primeira, Gonçalo Araújo é Campeão da CN
O sol a brilhar no Autódromo foi a cereja no bolo para a prova final do CPSP , com um animada primeira corrida a dar a vitória ao rápido visitante Ivan Bellarosa, com uma volta rápida em 1:41:317, que disse: “para vir a esta prova, adaptámos os nossos carros, que lá fora têm grandes melhorias aerodinâmicas, ao vosso regulamento, que só permite carros até 2011, mas correu bem! Penso que o vosso Campeonato vai crescer muito nos próximos dois anos! ” A presença dos homens da casa-mãe terá inspirado António Ricciardi e Nuno Santos a conseguir a terceira vitória do ano, ultrapassando Ricciardi a dupla Mário Melo e Paulo Costa. Estes, ao ascenderem ao último degrau do pódio da CN, fizeram o melhor que podiam para contraria a vantagem pontual de Gonçalo Araújo, a quem o quinto lugar da corrida, mas terceiro em termos da pontuação, bastou para assegurar o título no Norma M20 FC que partilha com João Luís, que por virtude de ter faltado a uma manga na Boavista, se sagra por sua vez vice-campeão.
Na C3, a determinação de Francisco Abreu traduziu-se numa corrida espantosa em que o Funchalense colocou o menos potente Radical SR3 em terceiro da geral, mas a sua luta pelo título não foi ajudada pela melhoria da dupla Belga rival, que com o segundo da classe, mantém acesa a possibilidade de levar na segunda corrida de hoje o título da classe menor, salientando-se também o segundo lugar (não-pontuável) na estreia dos irmãos André e Tiago Marques.

Nos treinos, pole para o visitante Bellarosa
Depois dum começo de dia ameaçador, o traçado do Estoril secou a tempo de ver Ivan Bellarosa confirmar nos cronometrados o domínio que já exibira nos treinos livres, acabando por conquistar a pole com uma volta, aliás não referencial para a categoria, de 1:39:168. Se na primeira sessão este tempo ainda foi seguido pelo 1:40:591 de Gonçalo Araújo, para se colocar na segunda posição, já na segunda a estrela Angolana do GP3 Luís Sá Silva chegou perto dessa marca com 1:40 681, colocando assim o Juno que partilhou com o seu irmão Paulo na mesma posição para a segunda corrida de amanhã. A dupla César Machado/Gonçalo Inácio bateu o Wolf dos regulares António Ricciardi e Nuno Santos para a posição seguinte, o mesmo acontecendo com Luís Martins em relação ao segundo Wolf visitante de Guiglelmo Belotti e Antonio "Mastro", no que, com mais 4 concorrentes na C3, acabaria por ser a grelha mais concorrida do ano. De facto, em termos de campeonatos, muito do interesse da prova de amanhã reside exactamente na Categoria C3, onde Francisco Abreu está em luta pelo título com os Belgas Donald Naessens e Wim Geentjens. Os treinos não correma muito bem aos restantes homens da C3, com Colin Bain praticamente impedido de treinar até aos últimso minutos da sessão por um problema de embraiagem e os irmãos estreantes André e Tiago Marques a conhecer problemnas de transmissão. Amanhã, as duas corridas decidirão os títulos, na CN já praticamente atribuído ao Norma Eneos de Gonçalo Araújo e João Luís, mas já Abreu necessita de que Colin Bain ultrapasse os problemas mecanicos de hoje para se colocar entre ele e os Belgas, permitindo-lhe assim recuperar a liderança e ganhar o título da C3.

Sem comentários:

Enviar um comentário