foto FIA ERC |
A ultima ronda do Campeonato da Europa de Ralis disputou-se nos fantásticos troços da ilha da Córsega. Conhecido como o rali das 1000 curvas, o Tour de Corse 2014 era a prova que iria decidir o título da temporada, disputado entre os pilotos da Skoda Esapekka Lappi e Sepp Wiegand, mas quis o destino que fosse o finlandês a festejar mesmo antes do rali ter início.
foto Best-Of-RallyLive |
Durante os testes de preparação, Sepp Wiegand viu o seu Skoda Fabia S2000 ser totalmente consumido pelas chamas o que impossibilitou a sua participação na prova, dando automaticamente o campeonato ao jovem piloto finlandês.
O rali começou com uma luta a dois pela liderança. Bryan Bouffier e Stephane Sarrazin, ambos ao volante de Ford Fiesta RRC travaram uma interessante batalha pelo 1º lugar ao longo da etapa de abertura e se Sarrazin perdeu algum tempo quando apanhou uma vaca em plena classificativa, Bouffier perdia também preciosos segundos devido a um furo. desta forma seria Sarrazin a terminar o dia na frente da prova, seguido de Bouffier, enquanto mais atrás vinham Kevin Abbring (Peugeot 208 T16), Eric Camilli (Peugeot 207 S2000) e Romain Dumas (Porsche 997 GT3).
foto FIA ERC |
Bruno Magalhães, a fazer a sua estreia na Córsega, reconheceu as dificuldades da prova não indo além do 7º posto. Pior esteve o novo campeão europeu. Esapekka Lappi não evitou uma saída de estrada que o colocou muito cedo fora de prova.
A 2ª etapa não teve grande história. Stephane Sarrazin controlou o primeiro lugar sendo o mais eficaz na escolha de pneus vencendo 4 das 5 classificativas do dia e chegando ao final do rali com uma saborosa vitória neste seu regresso às competições de estrada.
foto FIA ERC |
Bryan Bouffier terminou no segundo lugar apesar de ainda ter sofrido uma saída de estrada já perto do final. O piloto francês terminou a 18,9 segundos do vencedor.
a terceira posição ficou na posse do melhor dos Peugeot oficiais. Kevin Abbring optou por segurar o lugar em vez de atacar, terminando o ano com um merecido pódio, depois de uma temporada muito difícil em que a sua rapidez foi constantemente travada pela pouca fiabilidade do Peugeot 208.
Bruno Magalhães terminou o rali no 6º lugar, atrás de Romain Dumas. O piloto português mostrava-se satisfeito com o resultado já que esta prova é muito complicada pela extrema dificuldade que os troços colocam aos pilotos, principalmente aos estreantes.
No Campeonato Junior, o Tour de Corse foi ganho por Andrea Crugnola, mas Stephane Lefebvre foi coroado campeão e estará em 2015 aos comandos de um R5 no Europeu.
Sem comentários:
Enviar um comentário