Este espaço é para si! Envie-nos a sua notícia: mscmail.fotorali@gmail.com

quarta-feira, 13 de maio de 2015

DIOGO GAGO APRESENTADO COMO EMBAIXADOR DA PEUGEOT

O piloto português Diogo Gogo apresenta-se como uma das mais recentes esperanças nacionais dos ralis, estando, presentemente, a desenvolver a sua carreira a nível internacional aos comandos de um 208 R2, beneficiando do estatuto de piloto oficial da PEUGEOT Rally Academy, no Campeonato Europeu de Ralis (ERC Junior). O primeiro piloto luso integrado na estrutura oficial da marca francesa, acaba de ser eleito Embaixador da Marca PEUGEOT em Portugal.
De um início de carreira nos kartings, à semelhança de tantos outros pilotos, até à actual realidade como piloto oficial da PEUGEOT Rally Academy no Campeonato Europeu de Ralis, que disputa com um 208 R2, Diogo Gago acaba de ser empossado como o mais recente Embaixador da marca PEUGEOT em Portugal. 
Algarvio nascido em São Brás de Alportel, há 23 anos, Diogo Gago conta com um palmarés de 13 anos bastante diversificado em termos de categorias e viaturas conduzidas, tendo acumulado um conjunto de resultados que chamou a atenção dos responsáveis da PEUGEOT Sport, que o convidaram a integrar as suas fileiras, no âmbito da descoberta de novos valores que é apanágio da marca francesa.
Na base da crescente experiência ao nível dos ralis, nacionais e com algumas incursões em variados troféus além-fronteiras, o novo Embaixador da PEUGEOT tem conduzido diferentes viaturas, muitas delas do Grupo PSA. Em 2012, aos comandos de um PEUGEOT 206 GTi, conquistou o Desafio Modelstand e a Categoria 1 do Open Portugal de Ralis, sendo o melhor entre os carros de duas rodas motrizes (2RM). 
Em 2013 fez a sua estreia internacional nas fileiras do troféu Peugeot 208 Rally Cup, vulgo «Volant Peugeot», onde o piloto algarvio deu nas vistas, adaptando-se bem a uma realidade desportiva muito diferente da que estava habituado em solo nacional e, também, a um carro competitivo e exigente, como o PEUGEOT 208 R2. Algumas boas exibições ao longo do ano culminaram com o seu primeiro pódio, no Rali Condroz, a prova de encerramento da
época. Em Portugal, o Peugeot 208 R2 contribuiu também para que conquistasse o 3º lugar no nacional 2L/2WD (motor até 2.0 litros e duas rodas motrizes). 
2014 foi o seu ano mais internacional e, também, o de maior sucesso fora de portas. Sagrou-se o vencedor da categoria Júnior do «Volant Peugeot», concluindo a época no 4º lugar na geral do «Volant Peugeot», com dois segundos lugares como resultados mais expressivos, e sendo considerado, em alguns meios, a revelação do ano. Uma performance que lhe valeu um prémio adicional, ao ser nomeado pela PEUGEOT Sport para disputar, em 2015, algumas provas do Europeu de Ralis (ERC) aos comandos de um 208 R2 oficial. É assim o primeiro piloto português integrado na estrutura oficial da marca francesa.
A sua primeira prova em 2015 como piloto oficial da PEUGEOT Rally Academy foi o Rali Liepäja (Letónia), naquela que foi a sua primeira participação num rali em neve, tendo alcançado o 7º lugar do campeonato ERC Junior e o 10º posto da categoria ERC3. Duas semanas depois, nova experiência e outra estreia absoluta no Circuito da Irlanda. Num feudo habitual dos pilotos locais, mas sem se intimidar num terreno difícil e enlameado, Gago obteve um 4º lugar em ambas as categorias, Juniores e ERC3.
A próxima prova do Embaixador PEUGEOT será o SATA Rallye Açores, onde, frente ao público português, Gago pretende conquistar a sua primeira vitória absoluta na competição.Acrescente-se que, em 2015, Diogo Gago conta com o apoio da PEUGEOT Portugal, que tem no dinamismo do desporto e da competição automóvel um pilar fundamental da sua existência. Doravante, o piloto passa, assim, a integrar o lote de Embaixadores da Marca, juntamente com os pilotos Bruno Magalhães, Renato Pita, e o Chef Chakal.

O que é a PEUGEOT Rally Academy
A PEUGEOT Rally Academy foi criada pela PEUGEOT Sport em França, em 2013, com a intenção de lançar novos valores na cena internacional dos ralis, principalmente no quadro do Campeonato da Europa de Ralis (ERC) da FIA.
O ano de 2015 será o terceiro desta competição, que tem igualmente por objectivo a preparação e o desenvolvimento de novos veículos PEUGEOT, concebidos a pensar na modalidade. Este ano, a campanha irá realizar-se com os PEUGEOT 208 T16 e 208 R2.
Os pilotos oficiais na categoria maior são o irlandês Craig Breen (25 anos), que está no projecto desde o seu início, e o francês Charles Martin (26 anos), que venceu em 2014 a 208 Rally Cup, ambos ao volante dos PEUGEOT 208 T16.
Quanto ao português Diogo Gago (nascido a 7 de Agosto de 1991), ele irá tentar seguir as pisadas de Stéphane Lefebvre, francês que se sagrou vencedor, em 2014, do Junior ERC, depois de ter sido 4º no ano anterior e de ter ganho a 208 Rally Cup Junior. Gago conduz um PEUGEOT 208 R2, sendo acompanhado pelo navegador Jorge Carvalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário