Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

sábado, 24 de maio de 2014

RALI DE SANTO TIRSO: MIGUEL J. BARBOSA / ALBERTO SILVA OS VENCEDORES

Ausentes dos ralis há alguns meses, a dupla famalicence veio ao concelho de Santo Tirso quebrar o jejum e vencer a prova que marcou o regresso do Clube Automóvel de Santo Tirso à organização de ralis na “sua” terra.

Ainda antes do rali começar, o CAST teve a má notícia de ver dois dos principais inscritos (João Barros no Ford Fiesta R5 e Vítor Pascoal no Mitsubishi Lancer Evo VII) serem obrigados a primar pela ausência, em virtude no atraso da chegada ao continente do barco que trazia os carros que alinharam no rali dos Açores do passado fim de semana.
Com 45 equipas à partida, o rali começou com a Super-Especial de 6ª feira à noite no centro da cidade que contou com milhares de espectadores a assistir. Logo aí Miguel J. Barbosa com o Mitsubishi Lancer Evo IX mostrou ao que vinha, vencendo a Super-Especia. Mas houve quem não tivesse a mesma alegria, como foi o caso de Marco António que perdeu uma roda ao dar um toque num passeio e vendo terminar aí o seu rali depois de um espectacular pião.
No dia de Sábado Miguel Barbosa continuou a dominar vencendo as quatro classificativas e terminando o rali com 39,6 segundos de vantagem para André Cabeças. O homem do Mitsubishi Lancer Evo V esteve sempre nesta posição sem conseguir chegar ao líder, mas sempre muito atento ao Renault Clio R3 de Joaquim Alves que ganhou um ascendente a partir de meio da prova depois de se ter desembaraçado de Amaro Melo no BMW M3 e André Martins no Citroen Saxo Cup. No oposto esteve Amaro Melo no BMW M3 que andou pela 3ª posição mas foi perdendo tempo ao longo do rali até terminar no 8º posto. Quem poderia ter tido uma palavra a dizer na prova era Nuno Coelho, mas uma saída de estrada logo no troço de abertura terminando aí a prova da equipa do Peugeot 206 GTI.
Terminada a prova, Carlos Guimarães, o Presidente do CAST, mostrava-se “satisfeito pela forma como a prova correu. Uma boa lista de participantes para um rali Sprint, e dois dias em que o publico acorreu em força, são uma excelente recompensa pelo trabalho que desenvolvemos. Temos inevitavelmente de agradecer à Câmara Municipal de Santo Tirso pela confiança depositada no CAST para este a realização deste evento.” 
Após a cerimónia de entrega de prémios, o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Santo Tirso, José Pedro Machado, mostrou-se satisfeito com o decorrer da prova, nomeadamente pela presença de milhares de pessoas que assistiram à competição. “Percebeu-se, de forma clara, que as pessoas gostam e vivem o Rali de Santo Tirso. A autarquia acredita que são eventos como este que acabam por atrair não só a população do concelho, mas também muita gente de fora”. Aliás, acrescentou o vereador, “durante estes dois dias houve um aumento substancial das taxas de ocupação das nossas unidades hoteleiras, o que do ponto de vista da atratividade turística é muito importante”.

CLASSIFICAÇÃO FINAL:
1º Miguel Barbosa / Alberto Silva – Mitsubishi Lancer Evo IX – 15m54,3s
2º André Cabeças / Bino Santos – Mitsubishi Lancer Evo V – a 39,6s
3º Joaquim Alves / Pedro Alves – Renault Clio R3 – a 44,3s
4º Jorge Melo / José Silva – BMW M3 E30 – a 47,0s
5º André Martins / Ricardo Torres – Citroen Saxo Cup – a 52,7s
6º Celso Moura / Ludgero Leal – Peugeot 205 Rallye – 1m04,4s
7º Ivo Araújo / Miguel Mota – Citroen Saxo Cup – 1m10,2s
8º Amaro Sousa / Álvaro Pontes – BMW M3 E36 – a 1m12,9s
9º Amaro Melo / António Ferreira – BMW M3 E30 – a 1m21,2s
10º Manuel Castro / Luís Costa – Mitsubishi Lancer Evo IX – a 1m22.6s

Sem comentários:

Enviar um comentário