A quinta prova do Challenge DS3 R1, o Rali Sernancelhe / Aguiar da Beira, teve como vencedor a dupla Ricardo Roda / Eurico Adão o que lhes permitiu obter o título desta competição monomarca, depois do mais competitivo rali desta temporada, no qual Ricardo Sousa / Carlos Silva e Pedro Antunes / Márcio Calisto lutaram também pela vitória.
O primeiro líder foi Ricardo Sousa que até ao quinto dos sete troços disputados foi sempre conseguindo amealhar segundos atrás de segundos. Com uma vantagem de 10,9s sobre Ricardo Roda, Sousa tinha a vitória quase garantida, mas um problema de transmissão deixou o Citroen DS3 R1 parado na 6ª especial de classificação.
Nesta primeira fase do rali, Ricardo Roda foi sempre muito consistente e rápido, mantendo sempre a pressão sobre Ricardo Sousa. Também Pedro Antunes fez um rali muito bom, mas logo na segunda especial deu um toque com a roda traseira direita que desalinhou por completo o seu carro. Mesmo assim, Antunes arriscou e manteve-se a pouco menos de 10s de Roda.
Quando Roda assumiu o comando, na 6º especial, Pedro Antunes já tinha o problema do seu carro corrigido pela assistência, apostando então em discutir a vitória. Vencendo de pronto o penúltimo troço e estando a 6,8s da liderança,
Antunes arriscou tudo, tendo no derradeiro troço uma saída de estrada, que mesmo assim não comprometeu o segundo lugar.
Ricardo Roda obtinha assim a terceira vitória consecutiva do ano e, mais importante ainda o título no Challenge DS3 R1. “Foi fantástico. Os nossos objetivos para esta prova foram plenamente atingidos. Fomos sempre muito rápidos e estivemos concentrados durante toda a prova, acabando por vencer mais uma vez, apesar da grande prova que o Ricardo Sousa e o Pedro Antunes fizeram. A aposta que fizemos esta temporada foi certeira e coroada de êxito, envolvendo toda a nossa equipa que fez um excelente trabalho. Foi um título merecido que agora vamos festejar”, dizia no final um feliz Ricardo Roda.
Para Pedro Antunes, foi uma prova “em que andamos muito bem mas que tivemos dois azares. Andamos grande parte do rali com o carro desalinhado depois de um toque, para na fase final já com o carro melhor termos feito outro pião quando estávamos apostados em lutar pela vitória. Foi um bom resultado e continuamos a evoluir, que era uma dos nossos objetivos”.
No terceiro lugar ficou Margarida Barbosa, depois de um rali em que demonstrou que continua a evoluir a sua condução ao volante do Citroen DS3 R1, afirmando que “correu quase tudo como previsto, apesar de uma saída de estrada. Mesmo assim melhoramos o nosso andamento e fizemos uma boa prova, depois de um trabalho muito bom de toda a equipa”.
Para além da desistência de Ricardo Sousa, também André Rodrigues ficou pelo caminho (fuga de água no DS3 R1), mantendo a maré de azar que o tem acompanhado esta temporada.
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