foto FIA ERC |
Foi uma vitória de paciencia, aquela obtida pelo belga Freddy Loix no Rally d'Ypres. O piloto estreava-se ao volante de um Skoda Fabia R5 e conseguiu ao longo dos dois dias de prova ir subindo posições até proporcionar ao carro checo a sua primeira vitória no Campeonato da Europa de Ralis.
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O rali começou por ser liderado por Craig Breen ao volante de um Peugeot 208 T16 mas a oposição estava muito perto com Bryan Bouffier a colocar o seu Citroen DS3 R5 bem perto do piloto irlandês.
Pelo caminho ficava logo no início Kevin Abbring com uma saída de estrada depois de liderar o rali nas primeiras três classificativas.
Mais atrás, Freddy Loix ia descobrindo o seu novo Skoda Fabia e conseguia entrar no top 5 ao final da primeira etapa.
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O segundo dia seria fértil em mexidas na classificação. Craig Breen não evitou uma saída de estrada quando tentava fugir aos ataques de Bryan Bouffier caíndo para o segundo lugar por troca com o piloto francês enquanto Stephane Lefevbre ascendia ao terceiro posto e Freddy Loix também se aproximava.
Mas o pior ainda estava para vir pois os danos sofridos no Peugeot de Breen viriam a deixar o piloto irlandês fora de prova logo na classificativa seguinte, troço onde Lefevbre também via o azar bater-lhe à porta com um furo a ditar a perda de 3 minutos.
Com estas incidências, Freddy Loix subia ao segundo lugar e, mostrando-se cada vez mais adaptado ao carro, o piloto belga estava a somente 4,1 segundos de Bouffier. Só que Loix parecia determinado a chegar à liderança e em apenas 3 troços conseguiu diluir progressivamente a sua desvantagem aproveitando também um furo sofrido no Citroen do seu adversário.
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Com apenas 2 troços por disputar Loix era agora o novo líder com Bryan Boufier no segundo posto enquanto o 3º lugar era agora posse de Vincent Verschueren, ao volante de um Citroen DS3 R5 e estas posições não viriam a sofrer mais alterações ficando definida a classificação final.
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Para as cores nacionais o Rally d'Ypres teve um sabor agri-doce. Bruno Magalhães e Hugo Magalhães, a bordo de um Peugeot 208 T16 começaram por rodar bastante longe dos lugares cimeiros mas aos poucos foram acertando o Peugeot para os difíceis troços belgas e os resultados não se fizeram esperar. No final do primeiro dia a dupla estava já no 11º posto da geral e decidida a atacar no dia seguinte. Com um desempenho notável, Magalhães conseguia subir na classificação e em apenas três classificativas a dupla colocava o seu Peugeot já no 5º lugar. Com os azares e atrasos dos pilotos da frente, Bruno Magalhães ainda iria subir mais uma posição terminando o rali no 4º posto final.
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Já Diogo Gago e Jorge Carvalho foram os grandes azarados do rali. A fazer a sua estreia na Bélgica, a dupla começou com um bom ritmo rodando dentro do top 5 mas aos poucos Gago e Carvalho foram-se aproximando da liderança no Campeonato Júnior sendo os segundos classificados à entrada para a última pec. Mas quis a sorte abandonar a dupla do Peugeot 208 R2 que viria a sofrer uma saída de estrada deitando por terra aquele que seria um excelente resultado. A vitória nos Júnior sorriu a Alex Zwada, em Opel Adam R2.
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