Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

domingo, 22 de dezembro de 2013

A 2ª EDIÇÃO DO DAKAR DESERT CHALLENGE ARRANCA EM CORUCHE A 26 DE DEZEMBRO

O Dakar Desert Challenge – A grande aventura africana é uma expedição trans-sahariana, sem caráter competitivo, que liga dois continentes, Europa e África, atravessa Portugal, Espanha, Marrocos, Mauritânia, Guiné-Bissau, Gâmbia e termina em Dakar, capital do Senegal. Tem como objetivo recriar os grandes momentos de evasão e aventura, da mítica prova “Paris-Dakar”, com custos bastante reduzidos e possibilidade de participação de vários tipos de veículos motorizados assim como de pessoas com diferentes níveis de experiência em grandes viagens.  

A 2.ª edição deste evento, tal como na anterior, terá a sua primeira etapa, ou o chamado prólogo, a partir de Coruche. No dia 26 de dezembro, para além das formalidades, a caravana fará um percurso com cerca de 40km dentro do concelho de Coruche, aproveitando o momento para dar a conhecer às equipas participantes a paisagem de montado e a charneca ribatejana, características do território e motivo suficiente para tornarem esta primeira etapa aliciante e o prelúdio para a fantástica viagem que terá o seu destino final a 9 de janeiro de 2014. Se for  um adepto das grandes aventuras venha assistir à etapa inicial do Dakar Desert Challenge 2013 em Coruche!

Programa - 26/12/2013
Parque do Sorraia - Praça de Toiros de Coruche

9:00h - Abertura do evento
9:00h/12:00h - Chegada dos participantes
10:00h/14:30h - Parque fechado
9:00h/12:30h - Verificações técnicas e administrativas
14:30h - Partida oficial para a 1ª etapa do Dakar Desert Challenge 2013
16:00h - Parque fechado
22:30h - Dakar Party no bar O Pátio Andaluz com concerto dos Stepsons e DJ Jorge Lopez

Programa - 27/12/2013
Parque do Sorraia - Praça de Toiros de Coruche

6:00h - Partida para a 2ª etapa do Dakar Desert Challenge 2013

Da edição deste ano fazem parte 13 motos, 45 veículos 4x4, três veículos 4x2, um camião e ainda seis viaturas da organização. Mais de uma centena de pessoas que vão participar nesta aventura e a quem a organização só pede uma boa dose de coragem, espírito de aventura e boa disposição! 
Esta edição tem também uma componente solidária traduzida no slogan “Viajar por um mundo melhor, contribuindo para a mudança” das difíceis condições de vida do povo da Guiné-Bissau, uma iniciativa de ajuda humanitária do Dakar Desert Challenge, expedição intercontinental. A Guiné-Bissau é um dos países mais pobres do mundo, com grande parte da sua população a viver abaixo do limiar da pobreza, fomentada pela instabilidade económica e política prolongada no país. 
A missão solidária vai entregar material escolar básico, material de alfabetização para adultos, medicamentos, consumíveis hospitalares e pequenos equipamentos de apoio hospitalar, destinado à ONG guineense AD - Ação para o Desenvolvimento (www.adbissau.org), que desenvolve projetos educativos e de saúde nas regiões de Cacheu, Tombali e no bairro de Quelélé em Bissau. Outras ONGs a atuar no território, como a Silo Gambasse (www.silogb.com), também serão apoiadas e esperam a caravana com grande expetativa. O transporte do material doado é garantido pela organização e participantes do Dakar Desert Challenge nas suas viaturas, sendo a entrega realizada de forma faseada ao longo da travessia da Guiné-Bissau. 

De Coruche para o continente africano, vai ser seguramente uma grande viagem!

Siga esta aventura:

  

Sem comentários:

Enviar um comentário