|
foto Ricardo Moura - Facebook |
RICARDO MOURA É CAMPEÃO!
O piloto açoreano Ricardo Moura, acompanhado por António Costa, sagrou-se Tri Campeão de Portugal de Ralis, depois de levar o seu Skoda Fabia S2000 à vitória na última prova do campeonato, o Rali Casinos do Algarve.
|
fotografia Foto Panão |
Antes do rali, apresentavam-se à partida 3 candidatos ao título, embora Pedro Meireles estivesse dependente do resultado de terceiros para alimentar esperanças, pelo que os favoritos seriam Ricardo Moura e Bernardo Sousa.
|
fotografia Foto Panão |
Moura entrou melhor ao vencer a primeira pec, mas Bernardo Sousa, que nesta prova voltou aos comandos do Ford Fiesta S2000, estava muito perto a somente 1 segundo. E se o atraso do madeirense era diminuto nesta classificativa, o piloto tratou de mostrar serviço no troço seguinte com um tempo canhão que o colocou na liderança do rali, deixando Ricardo Moura no segundo lugar a cerca de 6 segundos.
Porém, para Bernardo Sousa este seria um rali azarado. O piloto navegado por Hugo Magalhães sofria um furo na 3ª classificativa do dia caíndo para um inglório 12º lugar da geral.
Ricardo Moura via assim a sua tarefa facilitada instalando-se no comando com Pedro Meireles a pouco mais de 20 segundos de distância. Para o piloto dos Açores, bastava agora concluir o rali sem qualquer percalço para conquistar o título, algo que se tornou ainda mais simples quando Bernardo Sousa era forçado a abandonar o rali com o motor do seu Fiesta partido.
|
fotografia Foto Panão |
A partir deste momento, a luta pelo título ficou sem história e nem a vitória de Pedro Meireles na 6ª classificativa conseguiu travar Moura de aumentar a sua liderança e obter o tri campeonato, tendo ainda vencido a Power Stage.
Desta forma, Moura venceu o Rali Casinos do Algarve com mais de 1 minuto de vantagem sobre a dupla Pedro Meireles / Mário Castro. Na 3ª posição final terminou o veterano Adruzilo Lopes, acompanhado por Vasco Ferreira num Subaru Impreza R4.
|
fotografia Foto Panão |
Carlos Martins, em estreia ao volante de um Peugeot 207 S2000 terminou no 4º lugar, na frente de Diogo Gago que levou o Peugeot 208 R2 da Inside Motor à vitória no Campeonato de 2 Litros / 2 Rodas Motrizes. Paulo Neto, em Citroen DS3 R3T e Joaquim Bernardes, num Renault Clio R3 completaram o pódio nesta competição.
O Rali Casinos do Algarve serviu ainda para a consagração de Miguel J. Barbosa como Campeão de Portugal de Ralis - Grupo N. Ao piloto de Famalicão bastava estar à partida desta prova para garantír o título e apesar de uma avaria mecânica ter obrigado à desistência, Barbosa sai do Algarve com motivos para festejar.
OPEN DE RALIS: VITÓRIA DE PEDRO LEONE, GIL ANTUNES FESTEJA TÍTULO
|
fotografia Foto Panão |
A acompanhar a caravana do CPR e CPR 2L/2RM estiveram os 28 concorrentes ao Open de Ralis. Com o título nas 4 rodas motrizes já atribuído, o principal foco de interesse residia na luta entre Gil Antunes e João Ruivo, pelo campeonato das 2 rodas motrizes.
|
fotografia Foto Panão |
Com um bom lote de favoritos à vitória, o rali cedo ficava sem alguns dos principais candidatos. Luis Mota, devido a avaria mecânica, ficava fora de combate logo no 2º troço, numa altura em que Ricardo Teodósio dominava os acontecimentos, liderando quer o Open de Ralis, quer o Regional Sul. Porém, o piloto algarvio, que fazia aqui a estreia do Mitsubishi Lancer Evo 6 que irá dar corpo ao Troféu Evo Cup em 2014, via a caixa de velocidades ceder na 5ª classificativa, deixando Pedro Leone e Márcio Marreiros numa interessante luta pela vitória. No final seria o piloto do bonito Ford Escort a festejar, tendo Márcio Marreiros colocado o seu Mitsubishi Lancer Evo no segundo posto, resultado que lhe deu a vitória no Regional Sul. Luis Nunes, também num Mitsubishi Lancer Evo 6, fechou o pódio.
|
fotografia Foto Panão |
Entre os concorrentes das 2 rodas motrizes, Gil Antunes, ao volante do habitual Peugeot 206 GTi até nem começou da melhor forma com um modesto 4º tempo na pec 1 atrás do seu mais directo rival, João Ruivo enquanto Pedro Lança levava o seu Citroen Saxo à liderança, posição que manteve até à pec 3, quando teve de abandonar por avaria, deixando na liderança outro Citroen Saxo, o de Paulo Santos. O piloto ainda aguentou a liderança até ao 6º troço, mas acabaria por descer na classificação depois de não resistir ao forte ataque lançado por João Ruivo e principalmente por Gil Antunes que chegava assim à liderança do rali.
João Ruivo acabaria por não ser feliz nas ultimas classificativas ao perder algumas posições, deixando Gil Antunes com caminho aberto para a vitória no Rali e no Campeonato. Paulo Santos ainda recuperou até ao segundo lugar e João Soares fechou o pódio dos tracção dianteira.
Sem comentários:
Enviar um comentário