Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

quinta-feira, 13 de julho de 2017

SUPERCARS – VILA REAL II: ESTREIA AUSPICIOSA DE PAULO MARTINS

O histórico circuito de Vila Real acolheu no passado fim de semana a segunda das duas rondas de corridas previstas para este ano. Entre as diversas competições presentes em pista, o traçado transmontano marcou o arranque de um novo campeonato de velocidade em Portugal: o “Supercars”.
Inserido nesta nova competição, o piloto Paulo Martins teve na sua terra natal o “batismo de fogo” estreando-se em provas de velocidade e estreando-se também ao volante de um Nissan 350Z.

Para o piloto de Vila Real, as expectativas eram elevadas pela motivação extra que é correr num circuito tão mítico, ainda mais sendo disputado “dentro de portas”. 
Apesar do entusiasmo, as cautelas do piloto eram também uma constante. Paulo Martins conta-nos que “nunca antes tinha rodado com este Nissan. Recentemente o carro foi alvo de uma profunda revisão e alguns melhoramentos, mas não sabia qual seria o seu comportamento em pista.
Além disso, a minha falta de experiência nesta modalidade, aliada ao facto de este ser um circuito citadino, logo bastante mais exigente, obrigava-me a ter bastantes cautelas em pista.”
Ainda durante os treinos, a equipa detetava alguns problemas na caixa de velocidades impedindo a progressão normal em pista e obrigando mesmo à troca desse componente durante a noite de sábado.
Para domingo, e já com o Nissan 350Z nas melhores condições, o piloto vila-realense foi melhorando volta após volta e impondo um ritmo que lhe permitia obter registos por volta comparáveis até a alguns dos melhores carros em prova.
Com um andamento a satisfazer plenamente as suas expectativas, Paulo Martins conseguia dois pódios logo na estreia: “neste campeonato de Supercars não existe uma classificação geral, apenas classificações por classes, mas, a existir, teria conseguido colocar-me no Top 4. Alcancei o 2º lugar da classe na primeira corrida enquanto na segunda terminei no 3º posto, resultados que me deixam imensamente satisfeito e que me abrem boas perspetivas para o futuro”, refere o piloto.
E é com os olhos postos no futuro que Paulo Martins prepara já a próxima jornada do campeonato: “pretendo disputar as restantes provas do campeonato Supercars deste ano com o Nissan para tentar obter os melhores resultados possíveis, mas sobretudo para adquirir experiência e ritmo nesta modalidade a pensar já na época de 2018, na qual vamos tentar montar um projeto mais ambicioso para o panorama da Velocidade nacional.”
Paulo Martins faz assim um balanço muito positivo da sua participação na prova do CAVR aproveitando para agradecer a todos os patrocinadores que tornaram possível esta conquista, bem como à estrutura técnica da GH Competições pelo excelente trabalho feito ao longo de todo o fim de semana.
O Campeonato de Supercars regressa às pistas nos dias 2 e 3 de Setembro com a realização do Circuito de Braga.

Sem comentários:

Enviar um comentário