Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

WRC: CAMPEÃO ENCERRA O ANO A VENCER

Sebastien Ogier foi o vencedor da última prova do Campeonato do Mundo de Ralis, o Rali da Grã-Bretanha. O piloto da Volkswagen dominou por completo o rali instalando-se no comando desde a primeira classificativa, mantendo a liderança da prova ao longo dos 22 troços cronometrados.

Na segunda posição ficou o colega de equipa de Ogier, o finlandês Jari-Matti Latvala. Com um rali muito complicado pelo tipo de pisos, Latvala demonstrou estar muito concentrado fazendo o que lhe competia no sentido de tentar assegurar o vice campeonato a seu favor.
Porém, o seu mais directo rival nesta contenda, Thierry Neuville voltou a estar em grande forma e, se na classificação geral, o jovem belga não foi capaz de superar Latvala, a vitória na Power Stage foi a chave do sucesso tendo Neuville podido festejar o vice campeonato.
Do lado da M-Sport, o último dia foi mesmo o talismã para apagar a imagem de mais um rali abaixo do esperado por parte de Ostberg e Novikov. Ao obterem o 2º e 3º lugares respectivamente na Power Stage os pilotos dos Ford Fiesta WRC conseguiram concluir o rali nos 4º e 5º lugares finais, na frente do melhor privado em prova, o checo Martin Prokop.
Do lado da Citroen, o desfecho deste Mundial foi tão sombrio quando todo o campeonato em si. Mikko Hirvonen capotou no início da prova ficado afastado desde logo da prova e Robert Kubica seguiu-lhe o exemplo embora o piloto polaco tenha regressado em Rally 2 para voltar a desistir com novo capotanço.
Já Dani Sordo viu-se prejudicado por um incompreensivel erro da equipa ainda o rali não tinha iniciado. Com uma penalização de 5 minutos, Sordo não se mostrou particularmente inspirado e, a provável falta de motivação também não ajudou a melhor que o 7º lugar final.
Nota de destaque para a vitória de Elfyn Evans na WRC 2 e na WRC 3 Hans Weijs Jr levou o seu Citroen DS3 R3T ao primeiro lugar.
O Campeonato do Mundo de Ralis termina por este ano com Ogier e a Volkswagen como campeões e regressa em Janeiro de 2014 com o mítico Monte Carlo a abrir as hostilidades.

Sem comentários:

Enviar um comentário