Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

INTER MUNICÍPIOS ENCERROU COM A FESTA DOS TÍTULOS EM SERAFÃO

Foi em ambiente de festa que a temporada de 2013 do Campeonato Inter Municípios Norte atingiu o seu final, com a realização do Ralisprint Serafão / Fafe.

Depois do adiamento desta prova ainda no Verão devido aos incêndios florestais que assolaram a região, a prova idealizada pelo Team Baia em parceria com o Motor Clube de Guimarães teve na localidade de Serafão um excelente dia de ralis onde o público marcou presença em grande número, ajudado pelo soalheiro dia com que o S. Pedro presenteou a organização, e também pela numerosa lista de 84 equipas que se apresentaram à partida, da qual surgia como cabeça de cartaz o campeão galego Manuel Senra, aos comandos de um irrepreensível Peugeot 306 Maxi.
No plano desportivo, adivinhava-se o domínio de Senra fruto quer do seu palmarés de várias décadas de competição, quer pelo poderio apresentado por um 306 Maxi a respirar saúde ao qual ninguém ficou indiferente. Com a presença dos principais candidatos à vitória final no Inter Municípios, a prova iniciou-se com Manuel Senra ao ataque seguido por um sempre espectacular José Rodrigues que voltava à estrada com o seu Honda Civic em pleno. Na 3ª posição surgia outro piloto da Galiza, Pedro Tapia, que colocava o seu Subaru Impreza a cerca de 20 segundos do líder provisório.
Domingos Silva, líder isolado do campeonato, entrava apostado em alcançar o título absoluto e na categoria, optando por uma toada rápida mas contida a fim de evitar qualquer percalço nesta prova decisiva. Ao fim da primeira classificativa, o piloto do Fiat Punto GT colocava-se no 5º lugar da geral, primeiro na divisão 4.
Para a classificativa seguinte, José Rodrigues apostava forte. Acompanhado por Nuno Lima, o piloto do Honda Civic voava baixinho e colocava-se bem perto de Senra, que repetia a vitória na classificativa, embora desta vez por apenas 4,9 segundos. Rui Salgado, vencedor da primeira prova do ano, regressava ao CIN em Serafão e mostrava-se à concorrência ao obter o 3º melhor registo na pec 2 apesar do azar na classificativa anterior, com uma saída de estrada a colocar o piloto num inglório 58º lugar, enquanto o espanhol Guillermo Sedano levava o bonito Peugeot 206 RC ao 4º lugar, na frente de Domingos Silva, que se mantinha na 5ª posição.
Aproximava-se o final da prova e foi já com a noite a cair que Manuel Senra voltou a vencer com o Peugeot 306 Maxi enquanto José Rodrigues voltava a causar sensação ao perder apenas 1,4 segundos para o piloto da Galiza. Rui Salgado voltava a colocar o Peugeot 306 GTi no 3º lugar, seguido pelo Punto GT de Domingos Silva.
Com estas prestações, Manuel Senra foi um justíssimo vencedor do Ralisprint Serafão, seguido por José Rodrigues, a cerca de 15 segundos, tendo ficado no último lugar do pódio Pedro Tapia, que beneficiou do azar de Rui Salgado na pec 1.
Domingos Silva atingia o final da prova na 4ª posição final e podia assim festejar os tão desejados títulos, facto a que ajudou a desistência do 2º classificado no campeonato Gaspar Pinto, enquanto Jacinto Oliveira, que partia para a última ronda na 3ª posição da geral, não foi além do 6º posto final em Serafão atrás daquela que foi a grande revelação do ano, o jovem Daniel Vicente, um jovem piloto que tripulou de forma eximia e espetacular um pequeno Citroen AX levando-o a tempos impressionantes, deixando no ar a ideia que, com um carro superior poderia atingir grandes resultados.
Terminava desta forma o Campeonato Inter Municípios Norte com a festa do champanhe e em óptimo ambiente entre pilotos e navegadores, mecânicos, comunicação social e organização, aquela que foi a nota dominante ao longo de toda a temporada provando que o CIN é, além de uma aguerrida competição, uma grande festa da família dos ralis.
As competições regressam agora ao asfalto nos dias 7 e 8 de Dezembro com uma prova extra campeonato inserida no CAM Rali Festival estando a entrega de prémios referente ao Inter Municípios Norte 2013 agendada para a 6ª Gala de Fim de Ano, a realizar no dia 27 de Dezembro em Famalicão.

Sem comentários:

Enviar um comentário