Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

domingo, 10 de novembro de 2013

EUROPEU ENCERRA TEMPORADA COM VITÓRIA FINLANDESA NO VALAIS

foto FIA ERC
Esapekka Lappi foi o vencedor da última ronda do Campeonato da Europa de Ralis, o Rallye International du Valais, nos Alpes Suiços. Ao volante de um Skoda Fabia S2000, a jovem promessa finlandesa instalou-se no comando no inicio do segundo dia e não desperdiçou a oportunidade de encerrar a temporada com uma vitória.

foto FIA ERC
A prova começou com o domínio dos homens da Peugeot, com Craig Breen e Jeremi Ancien a vencerem o troço de abertura, mas para os pilotos dos Peugeot 207 S2000, o dia não iria correr de feição com algumas penalizações a provocarem grande atraso. Quem melhor aproveitou esse facto foi Andreas Aigner. Ao volante de um Subaru Impreza R4, o piloto austríaco terminou o primeiro dia de competição no comando, demonstrando um grande andamento. Só que também com Aigner a sorte não quis nada e o jovem piloto viria a sofrer um despiste colocando um ponto final numa participação que estava a ser de grande nível. Quem melhor aproveitou esta desistência foi o piloto local Olivier Burri, que instalava o seu Ford Fiesta RRC na segunda posição da geral.
Por seu lado, Esapekka Lappi, que terminava o primeiro dia no segundo posto, entrou decidido a chegar à liderança e, embora um pião causado por um lençol de agua causasse alguns calafrios a Lappi, o piloto da Skoda conseguiria mesmo atingir o primeiro lugar, posição que manteve até ao final da prova.
Mais atrás, com as desistências de Andreas Aigner e de Vasiliy Gryasin, que até então ocupava o 3º lugar da geral, Craig Breen nunca baixou os braços e, fruto de um andamento muito forte, venceu algumas classificativas e ainda conseguiu alcançar o ultimo lugar do pódio, a cerca de 8 segundos de Burri.
foto FIA ERC
Também Jeremi Ancien brilhou nesta prova. Depois do enorme atraso do primeiro dia (em que terminou apenas no 28º lugar da geral), o jovem piloto com as cores da Saitloc Racing andou nos limites e recuperou até ao quarto lugar, superando o piloto checo, Jaroslav Orsak, que fazia aqui a sua estreia ao volante de um Skoda Fabia S2000.
Florian Gonon, ao volante de um Subaru Impreza R4 venceu a Production Cup enquanto nas duas rodas motrizes o mais rápido foi Michel Sylvain, ao volante de um Citroen DS3 R3T.
foto FIA ERC

Sem comentários:

Enviar um comentário