Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

sábado, 19 de janeiro de 2013

Rali de Monte Carlo: Vitória de Loeb

Sebastien Loeb venceu sem surpresas o Rali de Monte Carlo. O ultimo dia de prova era composto por 5 classificativas incluindo tripla passagem pelo mítico La Bollene/Vesubie cujo ponto alto é o Col de Turini. Porém, a organização via-se forçada à anulação das 2 classificativas nocturnas que encerravam o rali, devido ao agravamento das condições meteorológicas e também devido ao excesso de público. 
Sebastien Loeb, confortavelmente instalado na liderança desde o inicio do rali, optou nesta ultima etapa por um andamento mais defensivo especialmente devido às condições dos troços serem realmente muito difíceis, limitando-se a levar o seu Citroen até ao final.
Por seu lado, Sebastien Ogier também se apresentava bastante seguro na 2ª posição oferecendo à Volkswagen uma estreia brilhante no Mundial.
No entanto, se a luta pela liderança era inexistente, mais atrás o dia foi bastante agitado. Com as difíceis condições quer de visibilidade, quer de aderência, a primeira passagem pelo Turini deixou marcas com Latvala e Novikov a ficarem pelo caminho devido a despiste. Mais tarde, perto do final da mesma classificativa seria a vez de Juho Hanninen arrancar uma roda ao seu Fiesta WRC colocando também um ponto final na sua participação.
Desta forma, Dani Sordo ascendeu ao 3º posto da geral, tendo ainda vencido um troço. Mikko Hirvonen ficou no 4º lugar. O finlandês nunca se mostrou verdadeiramente confiante nos pisos de neve e gelo, mas foi beneficiando dos abandonos na sua frente para subir na classificação.Bryan Bouffier terminou a sua primeira aventura ao volante de um WRC no 5º lugar da geral. Bouffier venceu a primeira passagem pelo Turini e efectuou um rali de grande nível, embora pelo meio tenha sofrido alguns calafrios que apenas lhe permitiram continuar em prova graças à ajuda dos espectadores.
O 6º lugar ficou na posse do norueguês Mads Ostberg. O piloto da M-Sport revelou inúmeras dificuldades na sua estreia em Monte Carlo mas foi progressivamente melhorando a sua prestação chegando também ele a vencer uma classificativa. Contudo, a ultima classificativa disputada seria também madrasta para Ostberg que devido à neve sofria um despiste que quase o obrigou ao abandono fazendo-o perder muito tempo.

Martin Prokop ficou na 7ª posição na frente do vencedor da WRC 2, o alemão Sepp Wiegand, que impôs o seu Skoda Fabia S2000 ao Peugeot 207 de Olivier Burri, 9º da geral. Michal Kosciuszco fechou o lote dos 10 primeiros, na sua estreia mundialista com o Mini John Cooper Works WRC da Lotos Team, ele que sofreu inúmeros problemas mecânicos no seu carro, sendo atrasado também por um toque com o eixo traseiro.

As classificações completas podem ser consultadas aqui. O mundial de Ralis prossegue na Suécia de 7 a 10 de Fevereiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário