Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

CURSOS DE CONDUÇÃO CAM FAZEM PONTE ENTRE KARTING E AUTOMOBILISMO

O Clube Automóvel do Minho e a Araújo Competição apresentaram no KIB de Braga os seus cursos de pilotagem realizados em parceria, que terão início já no próximo Sábado dia 25 de Outubro.

A ideia é criar uma sequência natural na carreira de jovens pilotos que se iniciaram no Karting, mas não exclusivo a estes, culminando num Troféu Formula Ford a realizar na pista nortenha. Pelo meio, os instruendos serão expostos, numa série de Módulos de aprendizagem, a disciplinas tão variadas como uma introdução à mecânica de competição, metodologias em pista, inglês técnico ou afinação de chassis.
Os cursos decorrerão sempre aos Sábados, começando pelo módulo de Iniciação à Mecânica e acabando com aulas práticas na Boxe e co-drives em pista, com o acompanhamento especializado de pilotos como Gonçalo Araújo, Campeão em título de Sport-Protótipos, ou Gonçalo Inácio, vencedor do Categoria C3 do Troféu de Sport Protótipos em 2012, e um dos principais animadores dos Single Seaters esta época.
Para os acompanhantes de jovens contemplando uma carreira como pilotos, a formação em pista é substituída por formação técnica adicional na preparação e afinação dos Formula Ford, sendo a ideia que pilotos jovens, mas também quem os acompanha, possam assim transitar para o automobilismo sem a necessidade de grandes orçamentos ou complicações.
António Barbosa Ferreira, pelo CAM, disse a propósito: “A nossa ideia é encorajar o aparecimento de novos valores, mantendo os custos de participação o mais baixos possível, já que o curso, incluindo formação em pista, custará apenas 400 Euros.”
Neste sentido, a FPAK associou-se à iniciativa, criando uma licença de formação de valor simbólico, que permitirá aos formandos evoluir em pista com a necessária cobertura de seguro de acidentes pessoais.
Por sua vez, Fernando Araújo, gestor da Araújo Competição, comentou: “Estes cursos não são mais do que estender o que já fazíamos com pilotos seleccionados, a nível individual, a uma audiência mais vasta e de forma mais sistemática. A parceria com o CAM vai permitir completar a formação teórica com aulas práticas em circuito, e o facto de que tudo termina numa corrida real é a cereja no bolo!”
Para os jovens pilotos inscritos no Troféu Norte do KIB, o custo de inscrição é ainda reduzido em 50%, tornando a iniciativa uma oportunidade única, que já há planos para reforçar em 2015 com outras parcerias agora em estudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário