Espaço dedicado às crónicas, artigos de opinião, fotos e curiosidades, tudo à volta do mundo dos automóveis

sábado, 13 de julho de 2013

Rafael Lobato sem sorte em Castelo Branco

Disputou-se no passado fim-de-semana a 3ª prova do Campeonato de Portugal de Offroad 2013, com a comitiva de cerca de 60 pilotos inscritos a deslocar-se até ao Parque de Desportos Motorizados de Castelo Branco, numa organização da Escuderia de Castelo Branco.

Mais uma vez Rafael Lobato sentiu grandes dificuldades ao longo dos dois dias da prova. A começar nas condições atmosféricas, com as temperaturas do ar a ultrapassarem os 40º C e ainda mais no interior dos carros, passando por problemas mecânicos e alguns acidentes, tudo se conjugou para um resultado abaixo das expectativas.
Os treinos cronometrados começaram bem, com o Rafael a alcançar o 3º melhor tempo, mas bastante longe dos mais rápidos, devido a algumas dificuldades em encontrar o ritmo competitivo. Na 2ª sessão, os pilotos da sua série encontraram uma pista com excesso de rega, pelo que foi impossível melhorar a marca anterior. No final, o piloto de Vila Real teve que se contentar com o 7º lugar.
No arranque da 1ª Corrida de Qualificação consegue ascender um lugar e chega à primeira curva na 3ª posição. Pouco depois, o piloto que o precedia entra em despiste e Rafael Lobato necessitou de travar para evitar o adversário. Os pilotos que seguiam atrás não conseguiram fazer o mesmo e embateram violentamente no seu carro. Com tudo isto viria a cair para a última posição e o carro ficava bastante maltratado. Deste acidente resultou a quebra do escape e o empeno do eixo traseiro, que viria a condicionar o comportamento do carro nas restantes corridas do fim-de-semana. O dia de Sábado terminava com Rafael na 6ª posição da Geral.
No Domingo, a 2ª Corrida não teve grande história, pois Rafael Lobato manteve a 3ª posição praticamente do início até ao fim, apesar do sobreaquecimento do motor que o obrigou a diminuir muito o andamento nas duas últimas voltas. No total das duas séries terminava no 4º lugar e mantinha a 6ª posição na Geral.
A 3ª Corrida de Qualificação ficaria marcada por mais uma dose de azar, pois uma pedra projectada viria a cortar a tubagem dos travões, pelo que Rafael se limitou a levar o carro até final em velocidade moderada para evitar algum acidente e o agravamento dos estragos. Na assistência viria também a ser detectado o rebentamento do amortecedor da roda da frente direita, precisamente aquela que recebe mais apoio nesta pista. Sem hipótese de reparação para a Final, mais uma vez o Rafael viria a sua prova muito condicionada por estes factores. Com um 7º lugar nesta Corrida, ainda assim conseguia ascender até ao 5º lugar da classificação geral.
Restava a disputa da Final e, com o carro bastante condicionado por estes problemas mecânicos, Rafael acabou a prova no 6º lugar, depois de ver os problemas de sobreaquecimento do motor regressarem e de ter ainda um pequeno acidente com outro adversário.
A equipa deseja agradecer o apoio prestado por todos os amigos, patrocinadores e inúmeros fãs que nos acompanham em www.facebook.com/Rafael.Lobato.Fan.Page e que se deslocaram a Castelo Branco.
A próxima prova será disputada em Montalegre nos dias 27 e 28 deste mês, estando ainda por confirmar a presença na prova devido à necessidade de resolver os vários problemas que têm afligido o carro e a equipa temer que o mesmo não esteja pronto a tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário