A edição de 2013 do Vodafone Rali de Portugal, 4ª prova do Campeonato do Mundo de Ralis, apresentará diversas novidades nesta que será a sua 47ª edição.
A prova idealizada pelo ACP, a decorrer entre os dias 11 e 14 de Abril, irá manter o centro operacional no Estádio do Algarve recorrendo às especiais do Baixo Alentejo e Serras Algarvias para a parte competitiva.
Na linha de uma tradição de vários anos, o Vodafone Rally de Portugal continuará em 2013 a sua trajetória de evolução, apresentando um conjunto de importantes alterações relativamente às edições mais recentes.
Com os reconhecimentos a terem lugar nos dias 9 e 10 de Abril, a Qualifying Stage (11 de Abril) mantem o cenário de Vale do Judeu para a decisão da ordem de partida, que será escolhida pelos mais rápidos numa cerimónia a realizar no parque de assistência pelas 13.00h. Mais tarde decorrerá uma partida simbólica no magnífico cenário da Marina de Vilamoura, reeditando assim a excelente experiência das edições de 2005 e 2006.
A abertura competitiva do evento, a 12 de Abril, inclui as duas primeiras secções da prova, com cinco provas especiais de classificação: Mú (20,32km), trata-se de uma variante da classificativa de Felizes, com um final diferente. Já Ourique (18,32km) utiliza estradas que anteriormente estiveram integradas noutros troços, nomeadamente na classificativa de Santa Clara, sendo ambas percorridas numa dupla passagem antes da ligação até Lisboa.
A Super Especial de Lisboa, que se realizará uma vez mais na Praça do Império, tendo como pano de fundo o Mosteiro dos Jerónimos e o Centro Cultural de Belém, beneficiará de um novo horário destinado a permitir uma presença ainda mais ampla dos espectadores da zona da capital. A partida dos primeiros concorrentes (em ordem inversa) terá lugar às 18H15, sendo antecedida pelo reconhecimento do traçado por parte dos pilotos.
O segundo dia competitivo (sábado, 13 de Abril) é também o mais longo em termos de quilometragem de classificativas, com nada menos do que 158,54km, e inclui uma nova combinação de troços cronometrados.
Assim, o dia começa com os 31,12km de Santana da Serra, sem qualquer modificação em relação à última edição, situação que se prolonga na prova de Vascão, com os seus irrepreensíveis 25,37km. Já Loulé, agora com 22,78km, é disputado em sentido contrário ao das últimas edições, com partida na EN2, em Cavalos, e final nas proximidades da povoação de Califórnia, todos eles com dupla passagem.
O último dia de prova - domingo, 14 de Abril - promete emoções fortes: depois dos inalterados 21,52km de Silves, surge talvez a maior novidade da prova, o novo troço de Almodôvar, o qual, com os seus 52,30 km passa a constituir uma das classificativas de terra mais longas das provas europeias pontuáveis para o Mundial de Ralis.
Reunindo o essencial dos troços de Ourique e de Almodôvar, com início no Rio Torto e final nas Fontes Ferrenhas, esta classificativa encerrará o Rally de Portugal 2013, revestindo ainda o aliciante de ser o Power Stage da prova, onde os três melhor classificados recolherão pontos extra para o campeonato.
JUNIOR WRC, CLÁSSICOS E OPEN
O Rali de Portugal 2013 será a primeira prova pontuável para a Junior WRC, uma competição que englobará 6 ralis do Campeonato do Mundo recorrendo aos Ford Fiesta R2. Igualmente em competição na prova portuguesa estarão o Rally Class para carros Subaru de Grupo N, a Ralliart Italy Cup para os Mitsubishi de Grupo N e o Citroen DS3 R3 WRC Cup.
O ACP Motorsport vai ainda incluir no programa da Super Especial de Lisboa, no dia 12 de Abril, uma prova reservada a clássicos desportivos, proporcionando, assim, aos proprietários e condutores destes veículos uma experiência inolvidável a exemplo das edições anteriores. A prova constará de um conjunto de eliminatórias e de uma final, cujo vencedor terá como prémio a inscrição gratuita no Rali de Portugal Histórico 2013.
Por outro lado, a organização da prova decidiu manter no segundo dia do rali uma competição aberta aos habituais participantes no Campeonato Open de ralis, iniciativa que, para além de constituir um aliciante para os praticantes da modalidade, proporciona um espetáculo interessante para os milhares de espectadores que acorrem às classificativas da prova.
Entretanto, a organização disponibilizou já o Rally Guide 1 onde será possivel a todos os interessados consultar os mapas, horários e esquema de classificativas, bem como outras informações de utilidade relevante. Para consultar o Rally Guide 1 basta aceder ao link.
RALLY GUIDE 1MAPAS DO RALI
ITINERÁRIOS/HORÁRIOS
Aí está o que é!!!
ResponderEliminarE Fafe??? Há ou nem por isso?
Quanto ao WRC Fafe Rallysprint, ainda nada foi divulgado a nivel oficial, mas em breve deverão surgir novidades nesse sentido.
ResponderEliminarE o Wrc fafe rallysprint vai se voltar a realisar outravez
ResponderEliminarSegundo a pouca informação que corre, há vontade de repetir o evento este ano quer por parte do ACP quer por parte do município. Tudo dependerá das negociações com as equipas do WRC e com os patrocinadores.
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